Como saber se as artérias do coração estão entupidas?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A detecção de obstruções ou de entupimentos em artérias cardíacas pode ser feita por meio de exames não invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse ou mesmo ressonância cardíaca.

Uma dessas possíveis soluções é a cirurgia de revascularização miocárdica: ela é feita usando a artéria mamária (que fica próxima ao coração), parte da veia safena (que fica na perna) e outros enxertos arteriais para desviar o fluxo saguíneo, normalizando a circulação de sangue no local onde existam obstruções.

A sua principal causa é a aterosclerose, que é a proliferação de placas de colesterol e outros lipídios pelo corpo. Alguns fatores podem acelerar este processo de depósito de placas, tais como a diabetes, a hipertensão arterial e o tabagismo.

Algumas ótimas opções de remédios caseiros para aterosclerose, que é o acumulo de gordura no interior das artérias, são a berinjela e os chás de ervas como a cavalinha porque estes alimentos possuem propriedades que ajudam na eliminação destas placas de gordura.

Dentre os mais comuns estão a heparina, a fondaparinux e a varfarina.

Dizemos que uma veia está entupida quando o fluxo sanguíneo nessa região é interrompido e o sangue fica estagnado. Esse acúmulo de sangue gera vários desconfortos, além de doenças graves. Uma das regiões mais afetadas por veias entupidas são os membros inferiores, mais precisamente na região da panturrilha.

O eletrocardiograma é um exame simples e indolor que registra a atividade elétrica do coração. Ele pode ajudar a detectar sinais de uma veia entupida, como alterações no padrão de batimento cardíaco ou sinais de danos nas células cardíacas.

Dentre os mais comuns estão a heparina, a fondaparinux e a varfarina. Os antiocoagulantes atuam garantindo que o sangue permaneça no estado líquido e evitando a formação de coágulos que possam bloquear o fluxo sanguíneo. Assim, melhoram a circulação no sangue e previnem problemas nas artérias.

Abacate

Alimento que Ajuda a Limpar as Artérias: O Abacate essa fruta possui uma grande quantidade de gorduras monossaturadas, que não são oxidadas no corpo, e, assim, não aumentam o risco de desenvolvermos aterosclerose ou placas nas artérias.

Quais os sintomas de ateroesclerose?

  • sensação de peso ou de aperto no coração;
  • sensação de queimação no peito;
  • pontadas e dores mais agudas no peito ao realizar atividades físicas mais intensa;
  • falta de ar;
  • sudorese e suor frio.

Caminhada não tem restrição e é um excelente exercício para pessoas portadoras de LDL alto.

A angiotomografia demora em média 10 minutos, e 4 horas antes de sua realização o indivíduo não deverá comer nem beber nada. Os medicamentos de toma diária podem ser tomados à mesma hora, mas recomenda-se não tomar nada que contenha cafeína e nenhum medicamento contra a disfunção erétil 48 horas antes do exame.

O cirurgião faz uma incisão no pescoço e isola a artéria carótida. Após clampear o vaso, é realizada uma abertura na artéria, remoção da placa que está obstruindo e fechamento utilizando um patch (material sintético ou biológico que previne um estreitamento da artéria). O fluxo sanguíneo é então restaurado.

Suco de cenoura com aipo
Por conter betacarotenos, compostos que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórias, a cenoura ajuda a controlar a pressão arterial já que promove a saúde das artérias, facilitando a circulação sanguínea.

- Tome um copo por dia sempre em jejum – antes do café da manhã. - Faça o tratamento durante três semanas seguidas. - Após esse período, deixe seu corpo descansar por sete dias e recomece o tratamento. Dica: caso queira, adoce com uma colher de mel, pois o sabor não é dos melhores, porém o remédio é muito eficiente.

Unir uma alimentação saudável com exercícios físicos ajuda mais ainda no controle do colesterol e a manter a saúde do coração. Os exercícios aeróbicos, como pedalar e correr, fazem com que o organismo queime as calorias acumuladas, além de regular melhor a quantidade de colesterol no sangue.