Como saber se alguém tem dinheiro no banco?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Para saber se tem dinheiro esquecido em instituições bancárias, entre no site do Banco Central (valoresareceber.bcb.gov.br/publico) e informe dados como CPF e data de nascimento. Caso tenha valores a receber, o sistema informará a data e horário certos para solicitar a devolução.

Para consultar se você tem valores para sacar, é só informar o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.bcb.gov.br/.

A pesquisa pode ser feita no site do Banco Central. Olá leitor! É possível consultar a relação de todas as contas bancárias existentes em um CPF, mas esse tipo de consulta só pode ser feito com a autorização do responsável pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou mediante ordem judicial.

As consultas são feitas por meio do endereço valoresareceber.bcb.gov.br.

Para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência você vai precisar da Conta gov.br nível prata ou ouro. Não é possível acessar o SVR com login Registrato. Fique atento para não cair em golpes: O sistema não está disponível no momento.

A consulta dos valores a receber é feita exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br, uma plataforma criada em janeiro de 2022 pelo Banco Central do Brasil (Bacen) unicamente para esse fim. Ela é gratuita e feita pela internet.

Para você verificar se o valor foi depositado, basta acessar a opção Extrato ou Mostrar Saldo. Você também pode receber dinheiro no seu CAIXA Tem de outra conta CAIXA. Também neste caso, basta informar a quem vai transferir o dinheiro para você o número da conta e a agência.

Confira a seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br. Não é possível fazer a consulta pelo site principal do Banco Central!
  2. Insira o seu CPF ou CNPJ para que o sistema possa verificar.
  3. Pronto! ...
  4. Anote essa data na agenda ou em um papel na porta da geladeira para não esquecer.

Recomenda-se que, caso esteja em uma situação excepcional e precise realizar o saque para outra pessoa, o faça pelos caixas eletrônicos ou portando uma procuração. Porém, é necessário mencionar que todos os bancos e instituições financeiras recomendam que apenas o titular da conta tenha acesso ao seu cartão e senha.

Segundo a PF, os hackers/atacantes acessavam ilegalmente as contas das vítimas mediante ataque phishing ou acesso remoto, desviando os valores para contas dos beneficiários ou para pagamento de boletos da Sefaz.

Com os dados da pessoa, os criminosos entram no site do banco como se fossem elas, podendo gerar pagamentos, fazer compras e inclusive gerar cartões virtuais.

"Com a reabertura do SVR [ainda sem prazo], herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais da pessoa falecida poderão, mediante o aceite de um Termo de Responsabilidade, consultar a existência de valores a devolver de titularidade de pessoa falecida e saber como resgatar esse montante", adiantou o ...

Para verificar ou solicitar os valores, o cidadão precisa acessar o sistema (valoresareceber.bcb.gov.br) e informar o CPF e data de nascimento, para pessoa física, e o CNPJ e data de abertura da empresa para pessoa jurídica.

O acesso ao dinheiro esquecido pode ser feito via transferência PIX para sua conta bancária atual. Caso não informe a chave PIX para transferência ao pedir o resgate da grana, a instituição financeira escolhida no momento do cadastro entrará em contato para efetuar a transferência.

Poupança entra no inventário? Após o falecimento de uma pessoa, todos os seus bens entram no inventário de herança, isso inclui todas as quantias financeiras possuídas em qualquer banco. O advogado contata o Banco Central do Brasil, que irá disponibilizar a informação e então o juiz a coloca junto ao inventário.

Sacar dinheiro de falecido é considerado crime? Pois fique ciente de que sim! O saque do dinheiro de um falecido pode ser considerado dilapidação de bens antes da partilha. Em outras palavras, é um crime.

Os valores da conta deverão permanecer intactos e constar no inventário de todos os bens da pessoa falecida. Em alguns casos, o banco pode liberar apenas a quantia necessária para cobrir as despesas com o funeral mediante um alvará judicial.

O vírus permite que o hacker use o computador da própria vítima para acessar o site do banco e fazer transferências via Pix. Em casos em que o banco exige algum tipo de número fornecido por um token, o hacker precisa clonar o número do celular da vítima para ter acesso ao código do token.

Golpe do Pix: Capturador de sessões
Então, o hacker irá capturar a sessão que o usuário estará logado, incluindo combinação de senhas. Além disso, alguns tipos de vírus permitem que o hacker utilize o aparelho da própria vítima para acessar o site do banco e fazer transferências via PIX.

O vetor de ataque mais simples é falsificar aplicativos bancários existentes. Os autores de malware criam cópias perfeitas de aplicativos bancários e os carregam em sites de terceiros. Após baixar o aplicativo, você insere seu nome de usuário e senha nele e envia para o hacker.