Como saber se ainda estou na qualidade de segurado?
Porém, como você teve 120 contribuições sem perder sua qualidade, terá direito a 24 meses de qualidade de segurado. Como sua última contribuição foi em 10/05/2020, você terá que adicionar um mês cheio. Irá para junho e, também, adicionar + 15 dias, conforme expliquei antes. Mais 15 dias será no dia 15 de junho de 2022.
Quanto tempo se perde a qualidade de segurado?
Portanto, caso, após a saída do emprego, o trabalhador tenha ficado em situação de desemprego, só ocorrerá a perda da qualidade de segurado após 24 meses da demissão. Ademais, caso, ainda, ele tenha vertido 120 contribuições consecutivas para o INSS, a perda da qualidade de segurado só ocorrerá após 36 meses.
Como saber se está ativo no INSS?
Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo; Preencha suas informações de login; Busque pela opção “Declaração de Beneficiário do INSS”, na guia de consulta; Em seguida, basta tocar no botão “Consultar” e será gerado um arquivo em PDF que pode ser impresso posteriormente.
Quando ocorre a perda da qualidade de segurado?
Após transcorrido todo o prazo a que o cidadão tinha direito para manter a condição de segurado do INSS, mesmo sem efetuar recolhimentos, haverá a chamada “perda da qualidade de segurado”.
Quando um segurado deixa de contribuir perde imediatamente a qualidade de segurado?
Deixou de recolher após o período de graça
Nesse caso, por exemplo, o empregado que não volta a trabalhar após 12 meses perderá a qualidade de segurado e não fará jus aos benefícios previdenciários, exceto se já tinha direito antes do prazo de 12 meses.
Qual documento comprova a qualidade de segurado?
CTPS
Por essa razão, a CTPS é um elemento de prova importantíssimo para o segurado perante o INSS.
Quem parou de contribuir com INSS têm direito auxílio-doença?
Se você nunca recolheu contribuições para previdência social, você não terá direito a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença. Mas há possibilidade de que você tenha direito à concessão de um benefício de prestação continuada da assistência social (LOAS).
Quantas contribuições são necessárias para ter direito aos benefícios no INSS?
Cada tipo de benefício exige um tempo mínimo de contribuições. A saber: Auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade permanente: 12 (doze) contribuições mensais; Aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de serviço e aposentadoria especial: 180 (cento e oitenta) contribuições mensais.
Quando acaba o período de graça?
O período de graça acaba quando o trabalhador não realiza nenhuma contribuição ao INSS após o fim do prazo da manutenção da qualidade de segurado. Assim, o fim dele acontece no dia seguinte ao fim do prazo para o recolhimento da contribuição referente ao mês posterior ao do final do prazo do período de graça.
Como voltar a ter qualidade de segurado do INSS?
Logo, para que alguém que antes perdeu a qualidade de segurado possa recuperá-la, ele deve filiar-se novamente à previdência social (INSS) e efetuar, por meio de pagamento em dia, uma determinada quantidade de contribuições.
Qual o tempo mínimo de contribuição para receber auxílio-doença?
12 meses
A mais comum é a de 12 meses (ou de 12 pagamentos). Ou seja, é preciso que o trabalhador tenha feito pelo menos 12 contribuições para INSS para ter direito ao auxílio-doença. Então, se você começou a contribuir em 01/03/2023, e continuou contribuindo por 12 meses, você vai cumprir a carência em 01/03/2024.
Qual a diferença entre qualidade de segurado e carência?
De forma geral, a carência é o tempo que o trabalhador deve ter contribuído para conseguir receber algum benefício. A qualidade do segurado é o que todos os contribuintes tem direito por estarem em dia com o pagamento. Já o período de graça é o tempo de “tolerância” após não estar mais contribuindo.
Quando o benefício é cessado?
O benefício cessado é aquele que estava sendo pago e, por algum motivo legal (como um prazo de benefício por incapacidade, perícia no pente-fino, a morte, dentre outros), ele passa a ser extinto de forma permanente pelo INSS.
O que significa não há créditos para o período informado?
Não há créditos para o período informado
A frase “Não há créditos para o período informado” aparece, em alguns casos, para os usuários que desejam obter o extrato de pagamento do benefício. Isso é normal quando a pessoa que clicou no serviço não é segurada do INSS e nem recebe pagamentos do órgão.
O que quer dizer situação ativa?
Isso significa que os débitos fiscais do seu cliente saíram do âmbito da Secretaria Nacional da Receita Federal e passaram para a Procuradoria da Fazenda Nacional para a cobrança judicial do valor.
Estou desempregado posso dar entrada no auxílio-doença?
Como você está em uma situação de desemprego, o requisito que poderá dar mais problemas na hora de pedir o Auxílio-Doença é a qualidade de segurado.
...
O que você precisará ter é:
- Qualidade de segurado;
- Carência mínima (se você não entrar nas exceções);
- Incapacidade total e temporária atestada pelo perito do INSS.
Quando o contribuinte individual perde a qualidade de segurado?
Por exemplo, o contribuinte individual e o empregado, inclusive o doméstico, que têm até 120 contribuições mensais, ou seja, 10 anos, perdem a qualidade no dia 16 do 14º mês sem contribuição. Quem já havia contribuído por mais de 10 anos só é excluído do sistema previdenciário no dia 16 do 26º mês sem contribuição.
Quais doenças não precisa de carência para auxílio-doença?
A isenção de carência também será válida para esclerose múltipla, artrose generalizada severa, doença de Charcot-Marie-Tooth, doença de Huntington, artrite de Takayasu, distonia segmentada, lúpus eritematoso sistêmico e ansiedade paroxística episódica (transtorno de pânico).
Quanto tempo o segurado continua coberto depois que deixa de recolher suas contribuições para o INSS?
Em regra geral, os segurados podem ficar sem contribuir para a Previdência por até 12 meses sem perder o direito aos benefícios do INSS, o chamado “período de graça”. Entretanto, o prazo cai para seis meses para os trabalhadores que efetuam a contribuição na categoria facultativo.
Quem perde a qualidade de segurado perde todos os direitos?
Não há direito aos benefícios por incapacidade — como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente — se estes forem solicitados depois da perda da qualidade de segurado. Da mesma forma, pedidos de salário maternidade e auxílio-reclusão fora do período de graça também não serão atendidos.
O que significa falta de qualidade de segurado para o INSS?
Neste caso, o auxílio doença negado pela falta de qualidade de segurado significa que o trabalhador deixou de contribuir e não está mais em seu período de graça. Dessa forma, o segurado não tem mais cobertura do INSS e passa a não ter direito a alguns benefícios previdenciários.