Como saber se a verruga é HPV ou não?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Como identificar se a verruga pode ser HPV? Só o local não é suficiente para identificar a causa. Uma verruga de HPV tem um visual semelhante à uma couve-flor, sendo formada por várias bolinhas bem pequenas e unidas.

Semelhança de patologias e importância do diagnóstico
O molusco contagioso, por sua vez, é outra doença que provoca o surgimento de pápulas na pele semelhantes às do HPV. Luciana diz que por ser causada por um vírus, a doença também pode ser passada pelo contato com objetos ou pessoas infectadas.

então resumindo. não é vergonhoso ter hpv. o que tem que buscar é tratar. tratar saber que se tá com lesão se não tá com lesão.

Um dos sinais de infecção por HPV são algumas verrugas dolorosas nos órgãos genitais, que podem estar isoladas ou agrupadas. Além disso, se você tiver essa infecção, o pênis, vagina, ânus, vulva, colo do útero podem ficar irritados e coçando, e podem aparecer lesões nos genitais, assim como na garganta e na boca.

Verruga vulgar
Responsável por 70% dos casos, se manifesta por pápula (carocinho) de superfície áspera (rugosa), dura, e com pontos enegrecidos, consequente à trombose de pequenos vasos sanguíneos.

Também devemos suspeitar nos casos de ardência, coceira ou placas na região genital. As lesões, entretanto, também podem ser na garganta, boca e lábios. Isso pode acontecer, aliás, devido ao sexo oral. As lesões nem sempre são visíveis.

As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração). No entanto, em alguns (10%), as verrugas genitais não melhoram, podendo até mesmo aumentar de número ou tamanho.

Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

Quando as verrugas podem ser um sinal de alerta
Embora quase sempre as verrugas sejam lesões benignas que não causam maiores problemas à saúde, em alguns casos elas são sinais de atenção. É o caso das verrugas anogenitais. Essas lesões podem dar origem a tumores malignos como câncer de colo de útero e pênis.

Em alguns casos porém, o sistema imunológico do paciente não é capaz de eliminar o HPV de forma definitiva, e uma infecção permanente pode ocorrer. Nestes casos, mesmo que cada verruga individualmente possa ser curada, novas lesões podem sempre surgir, já que o vírus continua presente no organismo.

Seu sistema imunológico não conseguiu produzir defesas contra esse vírus. Essa mulher permanece suscetível a reinfecção.

Pápulas evoluem para bolhas, úlceras e crostas; pródromos, mialgia, formigamento, ardência; pode ser oral e genital. É uma DST que consiste de infecção genital causada pelo Herpes vírus, que se contamina através do contato sexual com o parceiro (a) contaminado (a) e com lesão ativa.

Entre eles estão: o tabagismo, excesso no consumo de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos ultraprocessados, embutidos, gordurosos, ricos em açúcares, a infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) e tomar sol sem proteção.

Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma.

Um exemplo é o nevos, tumores benignos escuros que normalmente são mais planos, mas podem crescer ao longo da vida. Esse tipo de lesão costuma ser chamado de “pinta” popularmente, mas pode ser confundida com uma verruga.