Como saber se a ventoinha do radiador está funcionando?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
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O principal indício que a ventoinha não está funcionando direito, é o som que ela faz. Toda peça que faz um movimento, emite um som. Para fazer uma análise simples você pode abrir o capô do seu carro, ligá-lo e mantê-lo assim por alguns minutos. Após a temperatura subir, a ventoinha precisa ser acionada.

O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento.

105º C

A explicação é simples: a temperatura ideal de trabalho dos motores é de aproximadamente 105º C, e para manter essa temperatura o mais tempo possível, o sistema de arrefecimento entra em ação de forma constante, o que implica no acionamento da ventoinha.

A ventoinha é acionada eletronicamente quando o sensor de temperatura causa uma elevação da temperatura de água no sistema. É responsável por ajudar na refrigeração, mas não é uma peça que deve ficar ligada o tempo todo. Assim que você desliga o veículo, a ventoinha não pode ficar ligada mais do que 10 minutos.

A reposta é sim, pode ficar funcionando até cerca de 10 minutos após o veículo parar. Não há motivo para preocupação. O nome desse ventilador é ventoinha. Faz parte do sistema de arrefecimento dos automóveis.

SENSOR DA TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO COM DEFEITO: SINTOMAS

  1. Aumento da rotação de marcha lenta.
  2. Elevado consumo de combustível.
  3. Dificuldades na partida.

Falhas em componentes do sistema de arrefecimento, como bomba d'água, mangueiras, termostato, válvula do termostato, radiador, ventoinha ou mesmo a tampa do reservatório de expansão, fazem com que o motor não seja devidamente resfriado, podendo levar ao superaquecimento.

A ventoinha vai atuar como um circulador de ar no computador. Basicamente, ela irá “soprar” o ar quente produzido pelas peças para fora enquanto permite que um ar mais ameno entre em contato com os componentes.

Geralmente, tal peça é posicionada no bloco do motor, em contato com o duto de fluxo de fluido do sistema de refrigeração. Porém, pode estar instalado no cabeçote, também em uma das galerias de passagem de líquido de arrefecimento.

Além dos vazamentos, o motor pode superaquecer devido a problemas nas ventoinhas elétricas do radiador, relês ou fusíveis queimados. Há ainda os defeitos na válvula termostática e bomba d'água.

E por que o ponteiro de temperatura não sobe e desce na estrada? Porque não está submetido ao anda e para do trânsito urbano e a refrigeração do radiador não depende apenas do ventilador, pois o carro está em velocidades mais elevadas e, por isso, um grande volume de fluxo de ar na dianteira refrigerando o motor.

A injeção eletrônica eliminou a necessidade de esquentar o combustível. Além disso, a maioria dos veículos novos têm sistema de partida a frio que aquecem as partes móveis e atingem a temperatura ideal de funcionamento enquanto rodam, cerca de 5 a 10 minutos depois de começar a andar.

Parte importante do veículo, ele é composto por alguns componentes, como a ventoinha do radiador ou o aditivo de radiador, e precisa funcionar em até no máximo 90ºC, evitando assim o superaquecimento que pode até levar à perda total do motor.

90º Celsius

Para que serve? O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius.

as ventoinhas vão ligar automaticamente porque agora elas estão trabalhando para o sistema de ar-condicionado e não mais para o sistema de arrefecimento.

Em muitos casos, onde a ventoinha do radiador pode apresentar defeitos, esta relacionado ao nível do liquido refrigerante que pode ter sofrido uma redução devido a vazamentos. Para evitar esse problema, é necessário verificar com regularidade o nível do liquido de arrefecimento do motor do veículo.

A central da injeção eletrônica precisa comunicação com diversos sensores no carro, e ela deve estar tendo problema de comunicação. Provavelmente por conta deste problema é que a ventoinha liga direto, mesmo motor estando frio.

De forma geral, a temperatura ideal para o funcionamento do motor é entre 80º C a 100º C. Acima disso, há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.

Porém, quando desligo o carro, a baixa da ventoinha fica ligada apenas uns 5 segundos, desarma e a temperatura fica subindo quase chegando na marcação vermelha.

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