Como saber se a variável e qualitativa ou quantitativa?

Perguntado por: mesteves4 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

o Variáveis qualitativas nominais – quando uma ordem não pode ser estabelecida entre seus valores. Variáveis quantitativas – São aquelas cujos valores são expressos em números.

o Variáveis quantitativas discretas – quando resultam de um conjunto finito (ou enumerável) de valores possíveis. Por exemplo, o número de livros de Matemática da biblioteca da escola e a quantidade de carros presentes, agora, num estacionamento, são variáveis discretas.

o Variáveis quantitativas contínuas – quando resultam de um número infinito de valores possíveis que podem ser associados a pontos em uma escala contínua, de modo que não haja lacunas ou interrupções. Por exemplo, o peso de um pacote de arroz e o comprimento de um parafuso constituem variáveis contínuas.

Variáveis qualitativas – são aquelas cujos valores podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não numérica. Por exemplo: sexo (masculino e feminino), cor dos cabelos (preto, loiro, ruivo, castanho, etc).

Para determinar se o tipo de uma variável de objeto é compatível com um tipo especificado. A expressão TypeOf ... Is retornará True se o tipo de tempo de execução do objeto for compatível com o tipo especificado. O critério de compatibilidade depende se o tipo especificado é uma classe, estrutura ou interface.

Essas variáveis podem ser de dois tipos:

  1. Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante.
  2. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados.

Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa. Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas se considerar-se apenas faixas etárias (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc.), passa a ser qualitativa (ordinal).

Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante.

Para distinguir uma variável contínua de uma variável discreta, você precisa verificar se os valores possíveis podem ser contados ou medidos. Se a variável pode assumir apenas valores inteiros e finitos, ela é discreta. Se a variável pode assumir valores infinitos em um intervalo específico, ela é contínua.

Em resumo, a diferença entre as variáveis quantitativas discretas e contínuas é que as variáveis discretas têm valores finitos e limitados, enquanto as variáveis contínuas têm valores infinitos e podem ser medidos em escalas infinitamente pequenas.

Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.

A pesquisa quantitativa se concentra em dados numéricos (por exemplo, estatísticas), enquanto a pesquisa qualitativa se concentra em dados não numéricos, tais como palavras.

Variáveis Quantitativas: são representadas por meio de números resultantes de uma contagem ou mensuração.

No método quantitativo, os dados são recolhidos a partir de questionários e formulários aplicados a um determinado grupo de pessoas. Com as informações reunidas é possível gerar gráficos e tabelas que, posteriormente, serão objeto de análise e interpretação para facilitar resultados, conclusões e estatísticas.

O dado quantitativo é aquele pode ser mensurado, ou seja, ele permite uma análise em que podemos medir a quantidade de algo.

Utiliza-se uma abordagem estatística para transformar respostas qualitativas em quantitativas. Este trabalho teve como objetivo avaliar se a transformação de variáveis dependentes qualitativas em quantitativas resultaria em uma conclusão equivalente.

Quando se utilizam variáveis qualitativas, o fenômeno mensurado pode ser representado pelo percentual de ocorrência em cada categoria, e sua comparação entre os subgrupos deve ser realizada de acordo com a proporção que cada classe ocupa na amostra 3.

Variável quantitativa: seus valores são expressos por números. Por exemplo: altura, massa, idade, número de irmãos, espessura.

Em linguagens como Nodejs, Ruby, Lua, etc. Quando quero saber qual é o tipo da minha variável basta usar a função typeof (não necessariamente nas linguagens citadas) que retorna uma String com o nome do tipo da minha variável.

Então, para fazer esta verificação, você pode utilizar a função isNaN, que verifica se uma string é “Not a Number” (não é número). Logo, se ela retornar falso, estamos falando trabalhando com um número no formato string.

Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa. Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal).