Como saber se a vaca está com tristeza?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Sinais clínicos

  1. apatia;
  2. infertilidade;
  3. pelos arrepiados;
  4. urina com a coloração escura;
  5. menor ganho ou perda de peso;
  6. diminuição ou suspensão da lactação;
  7. redução nos movimentos de ruminação;
  8. sinais nervosos de incoordenação motora.

O protocolo J.A indicado para o controle e tratamento da tristeza parasitária bovina é a utilização de Ganavet Plus, babesicida à base de Diminazeno e Fenazona, associado ao Diclotril, antimicrobiano e anaplasmicida à base de Enrofloxacina e Diclofenaco de Sódio.

Para o tratamento a J.A Saúde Animal sugere o uso do Ganavet®, medicamento composto por Diminazeno e Fenazona, indicado para casos de Babesiose em bovinos, devendo ser utilizado na dosagem de 1 ml/20kg (3,5mg/kg) via intramuscular em dose única.

Para Roberto, uma vaca feliz precisa ter disponibilidade de comida 20 horas por dia, seja no pasto ou no cocho, água limpa à vontade e condições para ficar deitada, ruminando, pelo menos 13 horas por dia. “A rotina também tem que ser privilegiada”, afirma Roberto.

Pesquisas da Embrapa indicam que a melhor forma de prevenir a tristeza parasitária bovina é realizar o controle integrado do carrapato, onde se utilizam várias estratégias de controle que possibilitam manter os rebanhos com baixos níveis de infestação durante todo o ano, sendo o controle estratégico, uma das mais ...

Segundo a especialista, a maior parte dos animais expressa suas emoções usando sua voz e adotando posturas físicas: "Uivar, choramingar, grunir, miar são alguns dos recursos usados pelos bichos para manifestar seu estado emocional", exemplifica.

VACINA NO CONTROLE DA TRISTEZA PARASITÁRIA DOS BOVINOS
A vacina contra a TPB surgiu de uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte e produzida pelo laboratório Hemopar no RS, estando disponível no mercado com o nome comercial de EMBRAVAC®-HEMOPAR.

A anemia nos bovinos pode ser causada por hemoparasitoses (parasitas do sangue) e provoca sinais clínicos como febre, apatia (tristeza ou depressão), fraqueza, anemia, falta de apetite, as mucosas oculares e vulvar pálidas (rósea claro, amareladas, ictéricas ou brancas) (FARIAS, 2001; MASSARD, 2016).

Um novo estudo, publicado no último dia 15 no periódico científico Frontiers in Psychology, indicou que vacas preferem ouvir a voz de uma pessoa pessoalmente do que meramente escutá-la por meio de um alto-falante. Quando há o contato mais íntimo, os bovinos ficam muito mais relaxados, sugere a pesquisa.

Carinho é importante
Ele também descobriu que vacas leiteiras mantidas sozinhas ficam ansiosas e deprimidas. As vacas leiteiras gostam de lamber umas às outras – geralmente no pescoço – e de serem acariciadas. Isso as ajuda a criar laços.

Um estudo preliminar desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) demonstrou que fazer carinho em animais pode aumentar a produção de leite e com maior qualidade.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Existem muitas possíveis causas da depressão, incluindo falta de regulação do humor pelo cérebro, vulnerabilidade genética, eventos estressantes da vida, medicamentos e problemas médicos.

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

O produto GANAVET PLUS é indicado nos casos de babesiose em bovinos, causadas por Babesia bovis e Babesia bigemina.

A Tristeza Parasitária Bovina é um complexo de doenças muito frequentes no País, causada principalmente por protozoários da espécie Babesia bovis e Babesia Bigemina, provocando a Babesiose; e pela rickettsia Anaplasma marginale, que causa a Anaplasmose.

Como identificar um animal com estresse térmico

  1. Animal ofegante, com aumento de salivação e transpiração;
  2. Redução na ingestão de matéria seca;
  3. Redução na produção de leite;
  4. Aumento no consumo de água;
  5. Aumento da frequência cardíaca e respiratória;
  6. Temperatura retal maior que 39,1ºC.

Se durante esse período você está percebendo que seus bezerros estão mugindo, fique atento, é bastante provável que estejam avisando que estão com fome, o que pode levar a fraqueza, debilidade e desidratação.