Como saber se a unha está encravada ou inflamada?

Perguntado por: rferreira5 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Quando a unha está encravada, o dedo afetado pode apresentar vermelhidão, inchaço e secreção. Em estágios mais avançados, é possível que a unha encravada cause infecção, com a presença de pus.

A aplicação de órteses (aparelho provisório) ou de algodão para separar a ponta de unha da pele ao redor podem ajudar, assim como o uso de banhos de imersão (colocar de molho o pé afetado) em soluções contendo antissépticos ou em água quente com sal para reduzir a inflamação.

O paciente apresenta o canto da unha bem inflamado, com uma pequena mancha branca ou amarelada, que é a coleção de pus logo abaixo da epiderme. Na forma aguda, a inflamação surge rapidamente, apenas algumas horas depois da pele ser ferida.

Uma boa dica é deixar os pés ou as mãos de molho em água morna, por aproximadamente vinte minutos. Esse processo é indicado porque ajuda a amolecer a pele. Realizando a prática cerca de três vezes por semana, a medida pode ser preventiva à unha encravada.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

1. Quanto tempo demora para curar uma unha encravada? Quando tratada de maneira adequada, seja cirurgicamente ou não, a melhora costuma ser rápida, em torno de uma a duas semanas.

Se o problema persiste, a região pode ficar avermelhada e pode-se observar a saída de secreção clara ou até mesmo pus. Nos casos mais crônicos, acontece a formação da carne esponjosa no canto da unha. Aspecto de unha encravada leve/ moderada na face interna do dedo.

Se necessário, para aliviar a dor quando se tenta levantar a unha encravada e inflamada, pode-se passar uma pomada anestésica no local; Se a unha estiver muito encravada, inflamada ou com pus e não for possível caminhar normalmente, não mexa. Procure um podólogo ou dermatologista para desencravar a unha.

A causa é o corte inadequado das unhas, normalmente dos pés, e principalmente do primeiro dedo do pé (o dedão).

Micositan Phytomedicinal para Unhas Encravadas 30ml.

Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias.

O panarício pode ser: Agudo, quando a inflamação surge rapidamente depois do trauma, a evolução é rápida e o problema instala-se em 1 ou 2 dias; Crónico, quando há uma resposta inflamatória persistente à exposição repetida a traumas ou substâncias irritantes, tem geralmente uma duração superior a 6 semanas.

E quando a unha encravada infecciona? O processo infeccioso normalmente é decorrente da presença de um corpo estranho no local infeccionado. Este processo pode formar uma carne esponjosa, vermelhidão, produzir pus e dores. O tratamento correto é essencial para evitar o agravamento e ter uma rápida recuperação.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

A unha levemente encravada pode ser tratada em casa, tentando-se levantar o canto da unha e inserindo um pedacinho de algodão ou gaze, para que a unha pare de crescer para o interior do dedo e acabe desencravando naturalmente.

Nesse caso, o valor pode variar de 200 a 500 reais por dedo do pé, dependendo do grau de inflamação.