Como saber se a tosse é preocupante?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

Há dois tipos de tosse: a seca e a produtiva. É a presença ou não de muco que estabelece a diferença. Na tosse produtiva a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir. É importante avaliar se a tosse é realmente seca, ou se a secreção não flui por desidratação ou tratamento incorreto.

A tosse paroxística é um tipo de tosse mais grave e que requer tratamento médico emergencial. Entenda: Caracteriza-se por crises de tosse que são violentas e incontroláveis. É comum que ela cause dores fortes, dificuldade para respirar e vômito.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Quando o corpo fica na horizontal, tanto o refluxo quanto o acúmulo de secreção na garganta podem ocorrer com maior intensidade.

Saiba os sintomas da bronquite
Na forma aguda, a tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Já na forma crônica, ela se apresenta sempre produtiva, com uma expectoração que muda a sua coloração, sendo clara no início e amarelada com o avanço da enfermidade.

A tosse torna-se um sintoma a mais de casos graves quando vem acompanhada de chiado, dor no peito, febre e desânimo. O chiado ou sibilos é sinal de uma possível bronquiolite viral ou início de um quadro de asma. Quando existe dor no peito, febre e desânimo podem ser sintomas de um processo infeccioso.

A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

TOSSE PERSISTENTE
É preciso procurar um médico para que ele verifique a causa da tosse e indique o melhor tratamento. A tosse persistente é aquela que se manifesta por, pelo menos, três semanas. As principais causas são rinossinusopatias (rinite e rinossinusite), asma e refluxo gastroesofágico.

Como aliviar tosse seca: 7 dicas que podem ajudar

  1. Priorize hábitos e dietas adequadas. ...
  2. Evite alérgenos em potencial. ...
  3. Hidrate-se bastante. ...
  4. Faça repouso e tente relaxar. ...
  5. Mantenha o ambiente umidificado. ...
  6. Analgésicos para aliviar a dor de garganta. ...
  7. Chás a base de alho, mel e/ou limão.

Causas comuns da tosse

  1. Fumar. Fumar é uma das principais causas de tosse, além de outras doenças causadas pelo tabagismo. ...
  2. Sinusite. A sinusite pode ser uma das causas da tosse, principalmente em crianças. ...
  3. Alergia respiratória. ...
  4. Refluxo Gastroesofágico. ...
  5. Asma. ...
  6. COVID-19.

Tosse com expectoração mucosa. Tosse com expectoração com sangue. Dor no peito. Rouquidão.

Asma ou bronquite: quais são as diferenças? As diferenças entre asma e bronquite aguda é que na asma ocorre um quadro constante, alternando entre períodos de melhora e de crises. Na bronquite aguda, trata-se de um quadro isolado, cujo principal sintoma é a tosse seca (sem catarro).

1. Pneumonia

  • Falta de ar;
  • Respiração acelerada;
  • Febre alta (38ºC ou mais);
  • Tosse com catarro esverdeado, sangue ou tosse seca;
  • Suor noturno;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço ou dores musculares constantes.