Como saber se a tosse e bronquite?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Sintomas de bronquite

  1. Tosse seca ou com catarro;
  2. Catarro claro, branco, cinza-amarelado ou verde, podendo também haver sangue, em alguns casos;
  3. Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  4. Ruídos ao respirar;
  5. Desconforto no peito;
  6. Lábios e pontas dos dedos arroxeados ou azulados;
  7. Inchaço nas pernas;
  8. Febre ou calafrios;

A bronquite é uma inflamação dos brônquios (canais que levam o ar até os pulmões), cujos principais sintomas são tosse, sibilância (chiado no peito) e excesso de muco (broncoconstrição). Essa produção exagerada objetiva fechar os brônquios, para impedir a entrada de agentes irritantes no organismo.

Normalmente a bronquite aguda dura de 3 a 10 dias. A tosse pode demorar mais do que a infecção propriamente dita. Algumas pessoas podem desenvolver bronquite crônica.

Se a tosse vier acompanhada de febre, dificuldade para respirar, cansaço, dores pelo corpo ou náuseas procure o seu médico ou vá a um Pronto Socorro para ser examinado. 2. Observe o horário em que a tosse se intensifica. Há tosses que são predominantes ao longo do dia e outras que incidem mais à noite.

Os principais sintomas de bronquite em bebê são:

  • Tosse persistente, seca ou com muco;
  • Dificuldade para respirar;
  • Fraqueza;
  • Cansaço e irritabilidade;
  • Mal estar;
  • Vômito;
  • Febre, em alguns casos.

Dito isto, em alguns casos, a bronquite se transforma em (causando assim) pneumonia. Isso ocorre quando a infecção se espalha dos tubos brônquicos para os pulmões ou ocorre uma infecção secundária.

O ventilador não provoca esse ressecamento do ar e não traz esse tipo de incômodo e complicações. Apenas deve-se tomar o cuidado de se manter os ambientes livres da poeira para o ventilador não provocar a sua dispersão pelo ambiente e isso provocar crises nas pessoas alérgicas.

O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença. A bronquite crônica, por sua vez, aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia.

Cortisol: durante a noite, ocorre uma menor produção de cortisol endógeno - hormônio importante para o funcionamento respiratório. Sua ação anti-inflamatória brônquica concentra o pico de ação de manhã, com níveis baixos no período noturno.

Há dois tipos de bronquite — a aguda e a crônica — que se diferenciam pelo tempo de duração dos sintomas e pela gravidade da doença.

A maioria das causas para a tosse resulta em irritação, inflamação ou presença de secreção acumulada na região da garganta, provocando também coceira, inchaço e dor no local. Com base nisso, podemos entender por que a tosse piora à noite, principalmente na hora de dormir.

Pode usar Vick para sanar a tosse em caso de bronquite? Sim!

No caso da bronquite crônica, os sintomas da doença são mais graves e envolvem tosse forte com muco espesso, dores e chiado no peito, fadiga e dificuldades para respirar. Geralmente, esses sintomas desconfortáveis acompanham o paciente durante muitos anos de sua vida.

Os exames que levam ao diagnóstico da bronquite comumente são o Raio-X de tórax, os exames laboratoriais e de alergia e, principalmente, segundo Janaína, a espirometria, que faz a prova de função pulmonar.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

Entre os sintomas que auxiliam na identificação da tosse alérgica, estão:

  1. tosse seca sem qualquer tipo de secreção;
  2. coceira na garganta.
  3. tosse que piora no período noturno;
  4. lacrimejamento do olho;
  5. coriza;
  6. espirros;
  7. tosse seca persistente;
  8. irritação nos olhos, nariz e boca.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Os xaropes de farmácia mais indicados pelo pneumologista para o tratamento da bronquite incluem:

  • N-acetilcisteína. ...
  • Ambroxol. ...
  • Dextrometorfano. ...
  • Salbutamol. ...
  • Xarope de cebola e limão. ...
  • Xarope de agrião e abacaxi. ...
  • Xarope de gengibre com canela. ...
  • Xarope de tomilho.