Como saber se a torção no tornozelo é grave?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Numa entorse ligeira ocorre dor e edema (inchaço), no entanto, geralmente sente-se estável, e pode-se caminhar com pouca dor. Uma entorse um pouco mais grave pode incluir contusões e sensibilidade ao redor do tornozelo, sendo doloroso ao caminhar.

Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse. Nem todas as pessoas vão conseguir apoiar imediatamente o pé, porém quando o tratamento foi bem realizado, em geral, o apoio é bem precoce.

O grande problema de não tratar adequadamente uma torção é que ela pode evoluir para a instabilidade no tornozelo. “A pessoa começa a sentir dor na região durante as atividades físicas, caminhada e até mesmo quando fica parada em pé.

Destacam-se como sintomas de alerta para uma entorse grave a presença de dor imediata e lancinante, percepção de ruptura na face externa do tornozelo acompanhada de estalido/ruído e o aparecimento rápido de tumefação/edema.

Grau 1: estiramento ligamentar, geralmente a dor passa em menos de 5 dias; Grau 2: lesão ligamentar parcial, a dor pode durar mais de 10 dias, indica-se que seja feita Fisioterapia; Grau 3: lesão ligamentar total, é extremamente necessário fazer Fisioterapia.

Tanto uma estiramento como uma entorse são geralmente lesões menos graves que fraturas ou luxações.

Classificação da entorse do tornozelo
Numa entorse ligeira ocorre dor e edema (inchaço), no entanto, geralmente sente-se estável, e pode-se caminhar com pouca dor. Uma entorse um pouco mais grave pode incluir contusões e sensibilidade ao redor do tornozelo, sendo doloroso ao caminhar.

A parte de fora do tornozelo – abaixo e à frente da ponta do osso – apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa. Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o no chão.

Se você perceber que a torção de tornozelo foi mais grave (tornozelo inchado e dor constante), deve procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo. Se uma entorse não é tratada adequadamente pode causar problemas no longo prazo.

Dentre os exames por imagem, a ressonância magnética destaca-se pelo alto grau de resolução gráfica, na visibilização das estruturas anatômicas do joelho.

As entorses de ligamento podem ser tratadas com fisioterapia, a fim de reduzir a inflamação. Já no caso do rompimento total de um ligamento, como acontece muito com o LCA, somente uma cirurgia pode resolver o problema.

Geralmente o uso por até 6 a 8 semanas possibilita uma boa recuperação. A fisioterapia deve ser iniciada assim que possível, e o ortopedista irá reavaliar periodicamente para uma possível lesão ligamentar mais grave, que possa causar instabilidade (falseio e novos entorses).

Após alguns meses, a dor tende a melhorar e posteriormente se observa redução do edema. Eventualmente, nos casos mais graves, o inchaço dura até 3 meses (em intensidade menor que a inicial, podendo apresentar piora após as atividades físicas ou após permanecer em pé por tempo prolongado).

Repouso: Não deixe a vítima se apoiar sobre a parte afetada e nem usar a articulação. Se for necessário, imobilize a articulação lesionada para proporcionar repouso total.