Como saber se a torção foi grave?

Perguntado por: obelem . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em casos menos graves, é comum que haja inchaço na região afetada e uma dor leve. Já em casos mais graves, a pessoa dificilmente consegue andar ou firmar o pé no chão devido à dor intensa.

Para avaliar o tornozelo, os médicos tocam cuidadosamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado.

Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse.

A parte de fora do tornozelo – abaixo e à frente da ponta do osso – apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa. Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o no chão.

A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.

Portanto, a luxação é quando o osso se desloca da articulação por conta de uma lesão com impacto, e o entorse se refere ao alongamento demasiado dos ligamentos, já a contusão é apenas uma lesão em tecidos moles pelo trauma.

4 tem como objetivo a remissão da dor, do inchaço e da instabilidade articular. Desta forma, é viabilizado o retorno do paciente às atividades diárias, sejam esportivas ou laborais. Para isso, são recomendadas medidas como: Repouso por três dias.

Na maioria das situações, trata-se de um problema ligeiro mas, nos casos mais graves, a entorse do tornozelo pode implicar uma luxação, ou seja, o estiramento ou rutura dos ligamentos do tornozelo (que são estruturas elásticas), e pode até fazer-se acompanhar de pequenas fraturas ósseas.

Tratar o tornozelo torcido adequadamente pode evitar dor crônica e instabilidade. Para uma entorse de grau 1, onde apenas micro lesões afetam os ligamentos do tornozelo: Descanse o tornozelo, não andando sobre ele.

Os músculos e tendões ao redor da fratura podem se imobilizar com firmeza suficiente para sustentar o osso quebrado, tornando-o estável o suficiente para que você possa andar. Então, se você acha que pode ter quebrado o tornozelo, obviamente você não deveria ignorar e continuar andando ou correndo.

Geralmente o uso por até 6 a 8 semanas possibilita uma boa recuperação. A fisioterapia deve ser iniciada assim que possível, e o ortopedista irá reavaliar periodicamente para uma possível lesão ligamentar mais grave, que possa causar instabilidade (falseio e novos entorses).

Sintomas. A dor e o inchaço são os principais sintomas e podem ocorrer na parte lateral ou medial do tornozelo. Essa localização tem relação direta com a lesão tanto em relação a estrutura anatômica afetada quanto na gravidade, ou seja, quanto mais grave a lesão maiores serão os sintomas.

Isto é devido à ruptura de pequenos vasos sanguíneos na área que faz com que os tecidos circundantes estejam repletos de sangue.

Em fraturas em que não há o alinhamento adequado do tornozelo para engessar, é necessária a correção cirúrgica. Em ambos os casos, nas primeiras semanas, deixe o pé elevado sobre o travesseiro para evitar maior edema.

Quando a análise é feita em relação à intensidade das lesões, as entorses podem ser classificadas como Grau 1 (leve), Grau 2 (moderado) ou Grau 3 (grave). Neste infográfico, você também encontrará informações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção. Confira!

Após avaliação médica, geralmente é solicitada uma radiografia para excluir eventuais fraturas e luxações. As entorses leves são tratadas com enfaixamento, repouso, anti-inflamatórios e gelo local. Os casos mais graves necessitam imobilização mais cuidadosa, como botas com velcro, com uso de 2 a 4 semanas.

De início, o tratamento para esse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. O especialista, normalmente, recomenda o uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.

É possível andar com o LCA rompido? A incapacidade de locomoção após uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é temporária. Depois de 3 a 4 semanas, a dor e o inchaço diminuem e o paciente consegue andar, mesmo com o sintoma atrelado à lesão: o falseio, ou sensação de que o joelho “saiu do lugar”.

QUANDO PROCURAR O MÉDICO? O paciente que recebeu uma pancada no joelho deve procurar atendimento médico na presença dos seguintes sintomas: dor muito intensa, inchaço grande, sangramento devido a ferimento, incapacidade de movimentar o joelho e incapacidade de pisar com a perna do joelho contundido.