Como saber se a tomada está sobrecarregada?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Antes de apresentar as medidas que o usuário pode adotar para evitar o curto-circuito nas instalações elétricas, é necessário destacar alguns exemplos que identificam essa condição: cheiro de queimado, tomadas com manchas pretas, queda de energia constante e lâmpadas inutilizadas com frequência.

Sinais de que sua tomada está com mau contato
O sinal mais comum de que uma tomada está com mau contato é no funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Às vezes o aparelho funciona e outras vezes não, mesmo estando ligado na mesma tomada. É normal, nesses casos, tentar ajeitar o plugue, colocando e tirando-o novamente.

Saiba o que é a sobrecarga elétrica
Isso normalmente acontece quando o usuário conecta vários aparelhos no mesmo local. O funcionamento desses dispositivos faz com que a corrente de energia que passa pelos cabos e fios seja maior do que a suportada pelas instalações.

O que fazer: desligue imediatamente os aparelhos e chame um eletricista para avaliar se há a necessidade de fazer alguma manutenção na fiação.

“Para quem vai sair de férias, o mais importante é tirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada, porque, em caso de queda de luz, no retorno da energia, por vezes a tensão volta muito alta. E acaba por queimar os aparelhos", alerta Cosenza.

A sobrecarga é a causa mais comum de disjuntor desarmado, geralmente provocada por excesso de consumo de energia. Acontece quando muitos aparelhos estão conectados à rede elétrica, principalmente dispositivos que consomem muita energia, como ar-condicionado, ferro de passar e chuveiro elétrico.

Significado de Sobrecarga
substantivo feminino Carga excessiva; aquilo que se acrescenta à carga normal. [Figurado] Excesso: sobrecarga de trabalho.

O que é e quando acontece um curto-circuito
Um curto-circuito elétrico se dá através de uma elevada passagem de corrente elétrica, muito ou pouco acima do normal, dependendo da intensidade de energia. Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha.

Usando um voltímetro. Depois de identificar a voltagem do aparelho que você comprou e quer conectar à tomada, você precisa encontrar a tomada correspondente. Uma das maneiras de identificá-las é usando um equipamento chamado voltímetro. "Um técnico em eletricidade provavelmente fará um teste usando o 'voltímetro'.

Quando uma flutuação de potência acontecer – usualmente é percebida porque as luzes ficam fracas ou piscam –, entre em contato com a concessionária para comunicar o incidente. Em seguida, desligue as luzes e todos os aparelhos, exceto os que forem absolutamente necessários.

1. Oscilação de energia. O que é: baixa tensão a curto prazo. Causa: existem várias razões para a ocorrência deste erro, dentre alguns podemos destacar: partida de grandes cargas, mudança de rede, problemas na concessionária, falha de equipamentos na rede, descargas elétricas e energia insuficiente para a demanda.

A sobrecarga elétrica é um evento que ocorre quando um circuito elétrico recebe um excesso de carga, isto é, a sua carga nominal é excedida num determinado período.

Enquanto no curto-circuito é preciso um aumento repentino e de grande intensidade, na sobrecarga o problema pode se configurar até mesmo com um leve aumento, desde que não suportado pelo sistema.

Todos os aparelhos eletrônicos conectados a tomadas correm o risco de interferência com a oscilação de energia. Nesses casos, eles podem funcionar em menor frequência ou até mesmo pararem de operar.

Gastar alguns minutos jogando algumas coisas fora e deixando a mesa mais limpa proporciona um efeito calmante considerável. Essa sensação agradável pode ajudar a diminuir o estresse e minimizar os efeitos da sobrecarga.