Como saber se a terra tem nutrientes?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Como identificar se o solo tem deficiência de nutrientes?

  • Folhas com tons amarelados, avermelhados ou com aspecto de “mortas” são sinais claros de deficiência de nutrientes;
  • Baixo crescimento nas folhas também é sinal de alerta e pode indicar a falta de enxofre;
  • Redução de frutos e sementes;

Nível adequado de pH
O pH (potencial hidrogeniônico) indica o nível de acidez ou alcalinidade da terra. As plantas necessitam de uma acidez neutra, que varia entre 6,0 a 6,8. Quando um terreno apresenta essa taxa, é sinal de que é fértil.

solo argiloso

O solo argiloso apresenta uma grande quantidade de nutrientes e possibilita a produção agrícola, pois, após ser molhado, ele absorve a água, tornando-se mais arejado. Isso permite que a planta absorva melhor os nutrientes. O solo argiloso contém uma grande quantidade de nutrientes.

1) Aplicação de adubo orgânico ou de origem mineral em solos que possuem baixo teor de nutrientes. Eles servem para aumentar a fertilidade do terreno e impedir o seu rápido esgotamento.

Está comprovado cientificamente que mexer com terra e lidar com plantas tem efeito terapêutico. Além de ajudar a manter a qualidade de vida, evita doenças como a depressão e o estresse.

Como avaliar a qualidade do solo na lavoura?

  1. porosidade;
  2. densidade;
  3. estabilidade de agregados;
  4. textura;
  5. encrostamento superficial;
  6. compactação;
  7. condutividade hidráulica;
  8. capacidade de armazenamento de água disponível.

Se o solo for pobre em nutrientes, então será necessário a utilização de fertilizantes para o seu fortalecimento. Assim, será possível ter uma produção mais efetiva e saudável. Quando o solo está bem manejado, geralmente máquinas pesadas não circulam pela lavoura se estiver úmido, pois fica tende a ficar mais denso.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

Uma das alternativas para o agricultor aumentar a capacidade de retenção de água e nutrientes do solo, é com a utilização de fertilizantes que possuam minerais que gerem esses beneficios, como oo K Forte® feito a partir do Siltito Glauconítico.

Terra preta ou marrom
É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

Mão boa para plantar é aquela que se comunica com a planta. A planta se desenvolve conforme sente o ambiente, é um relacionamento com as plantas. A técnica é importante mas o sentimento pode prevalecer `a técnica.

A ciência diz que quando se fala com uma planta os humanos liberam CO² ao redor dela, através da respiração. As plantas precisam desse gás para utilizá-lo como matéria prima para a fotossíntese. Logo, por pequena que seja, a quantidade de CO² expelida na prática ajuda a planta a se manter saudável e crescer.

Outros cuidados
Além disso, o tempo de colher depende de cada espécie, mas não se esqueça de regar e afofar. Folhas que estiverem com aspecto de mofo, amareladas ou com pontinhos escuros, precisam ser podadas e cortadas. Se houver um problema persistente, vale usar defensivos naturais para tratar e evitar pragas.

Quimicamente falando, é preciso observar o pH, a salinidade e a troca de cátions. Na ordem biológica, a diversidade de microrganismos, a matéria orgânica e a atividade microbiológica devem ser considerados.

Teste de pH direto no solo

  1. Usando uma broca ou régua, primeiro faça um buraco no solo. ...
  2. Adicione um pouco de água destilada ou deionizada ao buraco; o solo deve estar úmido, mas não saturado com água.
  3. Insira seu instrumento de teste no buraco e permita que a leitura se desenvolva ou se estabilize.

O solo é constituído pelas fases líquida, gasosa e sólida. Um solo hipotético é constituído por 25% de água, 25% de gases, 45% de material mineral e 5% de material orgânico, conforme a imagem a seguir.