Como saber se a tela é de OLED?

Perguntado por: mtavares . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Se você olhar para uma tela OLED fora de ângulo, verá leves mudanças na cor e na tonalidade. Em níveis reduzidos de brilho da tela contra fundos pretos, você pode notar um leve desfoque ou mudança de cor durante a rolagem. Essas são características do OLED e são um comportamento normal.

LCD: os pixels são formados por uma camada de cristais líquidos que bloqueiam ou permitem a passagem de uma luz de fundo (backlight); OLED: os pixels são formados por materiais orgânicos que emitem luz quando uma corrente elétrica é aplicada, permitindo um controle preciso de cada pixel.

Quando trabalhamos com telas de OLED, sempre damos ao cliente a opção de escolher entre a tela Original Importada (Original CH), Incell e Paralela. Qual a diferença entre as telas? Paralela: Facilmente identificadas, essas telas possuem o display muito mais grosso em comparação com a tela Original China por exemplo.

Certamente, a maneira mais óbvia de detectar se a tela é um LCD original da Apple é o tom da cor. O LCD da Apple produz cores nítidas e vivas. O fundo branco é suave, com um tom leitoso. Ele foi assim projetado para reduzir a fadiga ocular.

Para isso, você abre os "Ajustes", procura a opção "Geral" e depois seleciona o "Sobre". Na seção "Histórico de peças e serviços", você poderá ver se a tela do seu iPhone foi trocada por uma original ou paralela. Caso a tela ou outro componente nunca tenho sido trocado, essa seção não vai aparecer.

Nas telas de AMOLED, preto são diodos desligados, ou seja, é ausência completa de luz. No LCD, os cristais nunca ficam totalmente pretos e sim mais opacos, já que o backlight continua ligado no fundo dos cristais. Além disso, com uma camada a menos, as telas de OLED e AMOLED são mais finas que as de LCD.

A resposta é: depende do que você pretende encontrar no display. Quem procura por uma tela com boas cores e nitidez de imagem, e sem gastar mais, vai ser bem atendido pela IPS LCD. Agora, se o objetivo for contar com cores vívidas, a Super AMOLED será sua melhor opção.

Se você busca um produto com maior custo-benefício, a TV QLED pode ser mais atrativa, já que costuma ser mais barata e tem uma tela mais durável. Já pra quem faz questão de imagens mais realistas e cenas com maior contraste, deve procurar os televisores OLED.

iPhone 12 e iPhone 12 Mini.

OLED: campeã na cor e contraste
OLED é uma sigla que significa “Organic Light Emitting Diode”, ou “LED Orgânico”. Basicamente, ela é composta por uma “grade” de pontos formados por um composto orgânico que emite luz em resposta a uma corrente elétrica.

O QLED tem como vantagens o maior pico de brilho sustentado e a maior durabilidade. Já o QD-OLED tem maior contraste, maior intensidade de preto, menor tempo de resposta e maior ângulo de visualização. Ambas as tecnologias podem atingir gama de cores similar devido ao uso de pontos quânticos.

SIMILAR COM BRILHO OU PARALELA
Apresentam regulagem de brilho, podendo haver variação na cor e sensibilidade em relação a tela original. O molde do flex geralmente é diferente, seu formato é maior e é feito de material mais grosso e rígido.

O iPhone 14 Pro possui a melhor tela já vista em um celular. É o que indica o site especializado DisplayMate, que se tornou referência neste campo, depois de realizar uma série de testes com a linha mais recente da Apple.

Medir a tela
Abra a pasta QuickTime Test Pattern Movies e escolha o conjunto de padrões que você deseja testar. Cada pasta contém sequências de arquivos de vídeo para medir as cores ou a luminância em configurações como HDR, BT.

Os visores OLED, por não precisarem de luz de fundo, significam que são mais eficientes em termos de energia, de modo que a bateria do telefone dura mais. Além disso, não ter luz de fundo significa que o próprio telefone pode ser mais fino.

Consultar o histórico de peças e serviços do dispositivo
No iOS 15.2 e posterior, você pode acessar Ajustes > Geral > Sobre para ver o histórico de peças e serviços do iPhone. No iPhone XR, XS, XS Max e posterior, incluindo o iPhone SE (2ª geração), você pode ver se a bateria foi substituída.

Com os modelos de iPhone 11 e posterior, exceto o iPhone SE (2ª e 3ª gerações), usando o iOS 15.2 e posterior, você pode acessar Ajustes > Geral > Sobre para obter o histórico de peças e serviços do iPhone. Você também pode descobrir se a tela foi substituída.

Em displays, a Samsung Display é a principal fornecedora de telas OLED para o iPhone desde a Apple optar por fabricar seus celulares com esse material.