Como saber se a tartaruga está doente?

Perguntado por: emuniz5 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Entre os principais indicativos, os quais você deve ficar atento, estão: olhos inchados, tosse ou espirros, alterações de apetite, mudanças de comportamento ou diarreia.

A salmonella faz parte do microbioma destes répteis e não faz mal a eles, mas ameaça a saúde humana. Pessoas infectadas com a bactéria desenvolvem diarreia, febre e cólicas estomacais dentro de seis horas a seis dias após serem expostas.

É importante ficar atento quando a tartaruga não quer comer, pois isso pode estar ligado a problemas graves, inclusive com risco de óbito da sua companheira. Ao perceber mudanças importantes no apetite dela, não deixe de procurar um médico-veterinário para saber o que fazer quando a tartaruga não quer comer!

Alimentos perigosos para tartarugas terrestres

  • Legumes e grãos: vagem, milho, arroz, lentilhas, ervilhas, biscoitos.
  • Hortaliças e verduras: cenoura, curgete, pimento, aspáragos, beterraba. ...
  • Frutas: banana, uvas, pêssego, kiwi, damasco.
  • Cogumelos: champignon.
  • Açúcares.

Se a área onde a tartaruga é mantida em cativeiro apresentar variações significativas de temperatura, é provável que ela inicie seu período de inatividade. Os comportamentos que são observados neste momento podem ser os seguintes: Para de comer. Fica muito tempo no mesmo canto.

Salmonela

Os répteis em particular são portadores de Salmonela, uma bactéria que provoca gastroenterite ou também uma infeção disseminada que pode ser bastante severa e até fatal nos grupos de risco. Calcula-se que entre 80 e 90% dos répteis está infetado com Salmonela, embora estejam perfeitamente saudáveis.

ATENÇÃO: Apenas 2 situações podem levar um jabuti á morte súbita: A temperatura excessiva, quando o animal é deixado ao sol sem opção de sombra. Alimentos com agrotóxicos, como verduras mal lavadas, ou plantas venenosas.

Na alimentação, uma vez por dia pode ser oferecidas verduras, duas vezes na semana frutas e uma vez na semana carnes. Agora que você sabe como criar um jabuti, confira no blog da Petz outras dicas e curiosidades sobre esse pet.

“Ele é capaz de reconhecer o dono, pelo cheiro ou aspecto da pessoa, e também pela maneira com que é tratado por ela. Quando o reconhece, não entra mais no casco a cada aproximação”, diz a veterinária.

Aproveite a hora da refeição. Dar remédio para o pet na hora da refeição, faz com que ele engula o medicamento sem perceber. Para isso, você pode misturar o comprimido na ração, aproveitando o momento em que ele estiver afoito, mas sem deixar que ele veja.

Existem várias razões pelas quais uma tartaruga pode desenvolver um casco mole, incluindo falta de cálcio, má nutrição, doenças e infecções. É importante descobrir a causa subjacente do problema, pois o tratamento pode variar dependendo do que está causando o amolecimento do casco.

Nesse caso deve-se levar o animal imediatamente ao médico veterinário, pois a tendência é de piora do quadro e de o pet parar de comer.

As tartarugas em crescimento devem alimentar-se todos os dias, mas as adultas podem comer cada dia e meio. A forma na qual as tartarugas comem melhor é colocando a comida diretamente na água, mas pode ser bastante sujo e estragar a água do aquário.

As tartarugas aquáticas retiram a água do ambiente onde vivem, mas as terrestres, apesar de a retirarem dos vegetais, devem ter sempre à disposição um recipiente com água.

55 anos

Sua expectativa de vida na natureza é de mais de 55 anos, e em cativeiro cerca de 40 anos. As fêmeas tendem a ser maiores que os machos.

Frutas: maçã e pera, manga, tomate, goiaba, pêssego, uva, caqui, banana e mamão; Proteína de origem animal: ovo cozido, pequenos crustáceo e larvas de insetos, sempre em pequena quantidade.

A maioria das tartarugas dorme debaixo de água, mas nem todas as tartarugas o podem fazer. Tudo depende da espécie: há algumas que dormem em terra. Algumas tartarugas, como a tartaruga-de-orelha-vermelha e a tartaruga-pintada podem passar várias horas (à volta de cinco) sem respirar.

Se você quer um animal dócil e bem tranquilo para se ter em casa, a tartaruga doméstica é uma ótima escolha. Então, se quer fugir dos padrões de pets tradicionais, essa é a hora de descobrir como criá-la e as principais características que encantam muitos tutores afora.

No caso das tartarugas ou répteis aquáticos, a solução que lhe oferecemos para aquecer a água são os termostatos. Na TiedAnimal encontrará aquecedores automáticos que mantêm uma temperatura constante na tartarugueira de aproximadamente 25ºC. O calor é sinónimo de conforto e de vida.