Como saber se a sinusite se espalhou para o cérebro?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável. Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa.

Quando há dor excessiva nos olhos, ouvidos, cabeça ou garganta, é provável que você tenha uma infecção grave dos seios da face. E se você não consegue abrir os olhos ou se sente tonto, esses são os principais sinais de alerta de que sua sinusite está em um nível perigoso.

A sinusite causa dor de cabeça porque a inflamação dos seios da face obstrui os canais que conectam os seios nasais ao nariz, impedindo a circulação normal do ar e do muco. Isso pode causar pressão e dor na cabeça, especialmente nas áreas adjacentes aos seios inflamados.

Sinusite não tratada leva à quadros de meningite, abscesso e morte.

Pacientes com suspeita de abscesso cerebral, em geral, tem como sintoma prevalente a dor de cabeça; porém, outras manifestações, como alterações visuais, crises convulsivas, febre, rigidez de nuca, dificuldade de mobilizar membros ou de falar, podem acontecer.

Para diagnosticar a sinusite, é somente necessária a avaliação clínica do médico clínico geral, pediatra ou otorrino. Os exames como análises de sangue, raio-X e tomografia, não são necessários, mas podem ser úteis em alguns casos nos quais há dúvida sobre o diagnóstico ou a causa da sinusite.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Rinossinusite subaguda: duração superior a quatro semanas e inferior a 12 semanas. Rinossinusite crônica: duração maior que 12 semanas. Aqui os sintomas são mais intensos que na forma aguda. Rinossinusite recorrente: quatro ou mais episódios de rinossinusite aguda no intervalo de um ano.

(Câncer sinusal)
É geralmente carcinoma de células escamosas, mas também pode ser adenocarcinoma, e ocorre mais frequentemente no seios maxilares e etmoidais. Na maioria da vezes a causa não é conhecida, os sintomas se desenvolvem tarde e a sobrevida geralmente é baixa.

A sinusite é caracterizada principalmente pela dor forte e pulsátil na região entre os olhos e pela sensação de pressão na cabeça. Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Os corticoides podem ser prescritos sob a forma de spray nasal, de forma a prevenir e tratar a inflamação local, como é o caso da fluticasona, budesonida ou mometasona, por exemplo. Caso se trate de uma sinusite severa, o médico pode recomendar o uso de corticoides orais ou injetáveis.

Analgésicos e anti-inflamatórios para sinusite
Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

A sensação de acúmulo de secreção na face é comum nas sinusites, principalmente se vier acompanhada de outros sintomas como febre, tosse, obstrução nasal, nariz escorrendo, dor de cabeça, dor na face... Nesse caso, tem que tratar a infecção.

Às vezes, no caso da sinusite crônica, o paciente não tem febre e dor e vai levando os sintomas, sem procurar um médico – nesses casos, a doença pode, sim, evoluir”, alerta a otorrinolaringologista. Se não tiver umidificador, recorra às toalhas de banho úmidas expostas no quarto.

É uma inflamação das mucosas, localizada na região do crânio que é formada por cavidades ósseas, ao redor do nariz, rosto e olhos. As mucosas são compostas por glândulas produtoras de muco e cílios, que eliminam todo e qualquer material estranho.

A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. O objetivo principal da cirurgia é ampliar a drenagem dos seios paranasais para a cavidade nasal, sendo assim necessário ampliar seus óstios de drenagem.

Em caso de uma encefalite ( inflamação do encéfalo) precisamos minimamente de um exame de imagem como a ressonância magnética ou tomografia , exames sanguíneos laboratoriais ( hemograma e bioquímica) e um exame de LCR ( líquido cefalorraquidiano ) para detectar qual o tipo de inflamação em questão.

Entre eles estão: Ressonância magnética do cérebro. Tomografia computadorizada da cabeça. Cultura do líquido cerebrospinal, do sangue ou da urina.

Devemos utilizar os exames de imagem para o diagnóstico dos abscessos cerebrais como por exemplo: a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Na sinusite aguda, comumente apresenta-se na TC com o acúmulo de secreção formando nível hidroaéreo nas cavidades e o espessamento mucoso, podendo vir associado a presença de cistos e/ou pólipos.