Como saber se a sinusite e bacteriana?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

A sinusite bacteriana é uma forma comum de sinusite que pode ser causada pela proliferação de bactérias nas cavidades nasais e nos seios paranasais. Os sintomas incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, secreção nasal amarelada ou esverdeada, dor de dente, febre e mau hálito.

Como os seios da face apresentam íntima relação com órgãos nobres, como olhos, ouvidos e cérebro, a sinusite bacteriana pode levar a complicações graves. É importante procurar atendimento médico sempre que houver os seguintes sinais de complicação listados abaixo: Febre acima de 39ºC. Edema ou vermelhidão na face.

Quando temos que usar antibióticos? Quando o quadro de secreção e congestão nasais piora a partir de 5-7 dias, e evolui com dor de um dos lados da face, febre, alterações em exames…etc, aí sim temos sinais de SINUSITE BACTERIANA com potencial indicação de usarmos ANTIBIÓTICOS.

A sinusite não necessariamente causa febre. No entanto, em alguns casos, a inflamação dos seios da face pode levar a um quadro de febre, especialmente se houver uma infecção bacteriana associada. Mas nem toda sinusite causa febre e nem toda febre é causada por sinusite.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum. A maioria das pessoas se recuperam bem de sinusite bacteriana.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

“Em casos raros, a sinusite, quando não tratada corretamente, pode evoluir para uma meningite bacteriana, que é uma inflamação aguda das membranas que recobrem a medula e o cérebro.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

Há casos de sinusite crônica, quando os episódios duram mais de 12 semanas. Nessas situações, talvez seja necessário o médico pedir alguns exames de imagem para avaliar o quadro. O que fazer? Na maior parte das vezes, cuidados básicos e controle dos sintomas são suficientes para superar a sinusite.

A sinusite seca é uma inflamação dos seios paranasais sem secreção nasal, causada por fatores como baixa umidade e desidratação. Os sintomas incluem dor nos seios paranasais e nariz seco. O tratamento envolve aliviar os sintomas e abordar as causas subjacentes, como aumentar a umidade do ambiente e manter-se hidratado.

Sinusite aguda:
A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração.

Anti-inflamatórios não-esteroidais
O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

Os principais sintomas desse tipo de infecção é como coriza, espirros, febre ou dor na região nasal, por exemplo. Manipular ou assoar o nariz excessivamente pode criar uma formação de crostas que incomodam e muitas vezes sangram, além disso, podem surgir espinhas na base dos pelos nasais (foliculite).