Como saber se a resistência do chuveiro é 110 ou 220?

Perguntado por: obarbosa4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Afinal, como saber se o chuveiro é 110v ou 220v? A potência, tensão e corrente nominal do disjuntor estão indicadas na embalagem do chuveiro. Se você não conseguir encontrá-lo, basta dividir a potência do chuveiro pela voltagem.

A resistência é medida em ohms — 1 ohm é igual a 1 volt de diferença elétrica por 1 ampère de corrente. Ela pode ser mensurada com o auxílio de um multímetro ou ohmímetro analógico ou digital.

muito a potência cai bastante a temperatura a tendência das pessoas é achar mais o registro né então quando você tem o fechamento do registro você tem um banho mais demorado é. você tem um aumento da temperatura diminuição. da vida útil do equipamento.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

As informações sobre Voltagem e Potência podem ser encontrados no próprio corpo do produto ou na embalagem do mesmo.

Não podemos utilizar uma resistência de 127V em um chuveiro de 220V devido a incompatibilidade dos fios. De toda forma, vale observar que devemos levar em consideração os contatos metálicos presentes na parte interna do chuveiro, que em ambos os modelos citados são as mesmas.

Algumas casas têm todas as tomadas com 110 volts, mas no ponto do chuveiro a voltagem é de 220. O jeito mais prático de ter essa informação é olhar no quadro de energia da casa ou apartamento, que deve ter esse número indicado.

A tensão 127V nas tomadas oferece menor risco de choque se existir contato com fios desencapados ou plugues. Já a opção 220V também garante suas vantagens específicas pois, em um apagão, algumas lâmpadas podem funcionar por demandarem correntes elétricas menores para seguirem acesas.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Basta trocar a resistência de ambos os chuveiros. De acordo com a tensão desejada 110V ou 220V.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

O Ampere é um aplicativo gratuito para Android que mostra a amperagem da recarga da bateria do smartphone, seja ligado diretamente na corrente elétrica, ou através de uma porta USB. Através do app, é possível saber o mínimo e máximo da amperagem atingida, voltagem, a saúde da bateria e até a temperatura.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.

220V

Os Chuveiros Lorenzetti em tensão 220V tem potência máxima de 7500W. Os chuveiros eletrônicos em 127V, por norma, podem ter potência máxima de 5500W.

O chuveiro elétrico bivolt é um item funcional indispensável para qualquer banheiro: perfeito para quem não dispensa um banho quente no dia a dia. Por aquecer a água com eletricidade, ele também não precisa do auxílio de aquecedores solares ou a gás, para funcionar.

Onde eu vejo a potência do chuveiro? A potência do chuveiro vem descrita na embalagem do produto. Mas se você não tem mais a caixa, pode olhar no próprio chuveiro, pois geralmente essa informação está registrada no aparelho.

127 V ou 220 V

Todo chuveiro têm uma voltagem e uma potência. A voltagem do produto, determinada pelo valor em Volts, tem que estar de acordo com a instalação elétrica da construção: 127 V ou 220 V.

Dessa forma, a resistência elétrica de um chuveiro possui, em seu interior, material condutor com área pequena em formato espiralado, para aumentar seu comprimento e dificultar a passagem de corrente elétrica. Assim, fornecendo uma maior resistência, dissipando mais calor e consequentemente transferindo-o para a água.

É claro que na prática a tensão fornecida pelas concessionárias pode sofrer variações devido à alta demanda dos usuários, perdas na transmissão e distribuição de energia ou até mesmo sobrecarga de transformadores, e foi por isso que a ANEEL regulamenta que no fornecimento em 127 V a tensão adequada ao uso está na faixa ...

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.