Como saber se a regra de três é direta ou inversa?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Se a relação entre as grandezas for direta (quando uma grandeza aumenta, o mesmo acontece com a outra) é preciso aplicar a regra de três simples direta. Mas, se a relação entre as grandezas for inversa (quando uma grandeza aumenta a outra diminui) é preciso aplicar a regra de três simples inversa.

As grandezas são ditas como inversamente proporcionais quando uma delas aumenta e a outra necessariamente diminui, ou o oposto. O mesmo ocorre com os números separadamente.

Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é multiplicado por esse mesmo número positivo.

Para que uma função admita uma inversa, ela precisa ser bijetora, ou seja, injetora e sobrejetora ao mesmo tempo. A lei de formação de uma função inversa faz o contrário do que a função f(x) faz. Por exemplo, se a função pega um valor do domínio e soma 2, a função inversa, ao invés de somar, subtrai 2.

Uma matriz só possuirá inversa se o seu determinante for diferente de zero. Caso o determinante det(B) seja igual a zero, a matriz não possui inversa.

Duas grandezas são chamadas inversamente proporcionais quando o aumento na medida de uma das grandezas causa uma redução na medida da outra, e vice-versa. Exemplo: as grandezas velocidade e tempo são inversamente proporcionais.

Caso duas grandezas sejam proporcionais, variar a medida de uma delas faz com que a medida observada na segunda também varie. Se essa variação é direta, então essas grandezas são diretamente proporcionais; se essa variação for inversa, então as grandezas serão inversamente proporcionais.

Primordialmente, o primeiro passo para resolver problemas de regra de três é construir uma tabela agrupando as grandezas de mesma espécie em colunas. Em segundo lugar, devemos ainda manter na mesma linha as grandezas de espécie diferentes em correspondência.

A regra de três simples pode ser de duas maneiras: direta, quando as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais; inversa, quando as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais.

Regra de três para grandezas diretamente proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando uma aumenta na mesma proporção que outra.

Inversamente proporcionais: à medida que uma dessas grandezas aumenta, a outra grandeza diminui na mesma proporção. Um exemplo dessa situação no cotidiano é a relação entre velocidade e tempo.

A regra de três só pode ser usada quando as grandezas relacionadas forem proporcionais, ou seja, se uma delas aumentar ou diminuir na mesma proporção que a outra. Essas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.

A regra de três composta é um método utilizado para resolver problemas que envolvem três ou mais grandezas direta ou inversamente proporcionais.

Assim, o inverso de f(x) = 2x – 3 é dado por f(x)-1 = 3/2 + x/2. Só tem um detalhe: Dependendo de qual função for formada na inversa, você deverá resolvê-la de acordo com o seu tipo.

Para afirmar se uma matriz é inversível, ou seja, se é possível calcular a sua inversa, é necessário primeiro identificar o seu determinante. Caso este determinante seja diferente de zero, a matriz é inversível. Em situações em que o determinante é nulo, a matriz não pode ser considerada inversível.

Onde det(A) é o determinante de A e adj(A) é a matriz adjunta de A. Portanto, a matriz inversa de A = [1 2; 3 4] é A^-1 = [-2 1; 3/2 -1/2].

A Operação Inversa da Multiplicação é a divisão! Enquanto a multiplicação consiste em uma adição de um mesmo número, a divisão separa esse número em partes iguais, resultando em um quociente.

A regra de três simples e composta é a proporção entre duas ou mais grandezas, que podem ser velocidades, tempos, áreas, distâncias, cumprimentos, entre outros. É o método para determinar o valor de uma incógnita quando são apresentados duas ou mais razões, sejam elas diretamente ou inversamente proporcionais.

Continuar lendo Como fazer uma inversa?