Como saber se a quilometragem de uma moto e original?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A primeira leitura a ser feita é a do número de chassi registrado na memória da central. Caso a mesma tenha sido substituída, a quilometragem informada será a de outro veículo no caso de ser usada. Cada montadora possui seu próprio software, interface e caminho de verificação.

É possível acessar um banco de dados (disponível para as seguradoras) e descobrir se a quilometragem foi adulterada dessa forma. Para isso, você vai precisar entrar em contato com a seguradora. Faça isso junto com o proprietário que eles irão lhe fornecer todas as informações desejadas.

O hodômetro do veículo é um equipamento instalado no painel, normalmente atrás do seu volante, e a sua função principal é medir a quilometragem rodada.

Caso o hodômetro informe um número menor do que esse, é sinal de que o equipamento pode ter sido adulterado.

De forma geral, o mercado considera como baixa quilometragem carros que rodam entre 10.000km e 15.000km por ano. A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km.

Para o proprietário que altera o hodômetro e realiza a venda diretamente ao comprador, a conduta pode ser enquadrada no crime de estelionato, descrito no artigo 171 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa.

Odômetro é aquele equipamento no painel do carro que mede os quilômetros rodados desde que ele saiu da linha de montagem.

Como consultar o histórico do veículo grátis
Basta você acessar o site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), informar número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo) e a placa do veículo.

Se não for adulterado, o hodômetro de um carro só exibe a marca de 0 km quando o veículo deixa a linha de montagem, durante um período curto (999,9 metros, no caso dos hodômetros digitais, ou menos que isso, nos analógicos), e depois em intervalos de 999.999 km.

No geral, 100 mil km percorridos é um excelente índice. Chegando a essa contagem, é importante considerar a retifica do motor.

Quando falamos do tempo que dura o motor de uma moto também é importante ressaltar que este pode variar de 1 a 20 anos, pois em termos de tempo é levado muito mais a degradação dos componentes, porém a melhor forma de aferir a durabilidade é a quilometragem.

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.

b) Podemos perceber que no hodômetro há espaço para 6 dígitos. Então, o maior número que ele pode marcar é 999.999.

O hodômetro digital funciona da mesma maneira que os computadores do bicicleta: uma roda dentada é montada na saída de transmissão e um sensor magnético conta os pulsos conforme a passagem de cada dente da roda.

2- Odômetro principal e parcial
O odômetro principal é um indicador dos quilômetros já percorridos pelo automóvel desde sua compra. O odômetro parcial registra os quilômetros percorridos pelo veículo, podendo ser alterado. Você pode, por exemplo, medir a distância de um trajeto.

Quando opta por comprar um seminovo, dificilmente encontrará um carro com menos de 10 mil quilômetros rodados. Dessa forma, deve olhar carros que tenham rodado entre 10 mil e 60 mil quilômetros. Porém, não significa que todo veículo que ultrapassaram 60 mil quilômetros seja uma escolha ruim.

As pessoas costumam falar que uma boa quilometragem de carro por ano é de 20 mil quilômetros.