Como saber se a quilometragem de um veículo foi alterada?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Quais os sinais de que a quilometragem foi alterada?

  1. Trincos ou emendas próximas ao local em que o velocímetro está instalado pode ser um sinal de que o km do veículo foi (ou pode ter sido) alterado;
  2. Se for usado de forma correta, um jogo de pneus pode durar, em média, 30.000 km.

* Valor de laudo para fins judiciais em caso de constatação e comprovação de adulteração: R$ 3.000,00.

Adulterar a quilometragem de veículo é crime. O consumidor é lesado por adquirir um veículo acima do valor real de mercado e outros motivos. Com certeza, você já ouviu falar em pessoas que diminuem a quilometragem de um veículo na hora de vendê-lo. E você sabia que adulterar a quilometragem de veículo é crime?

Vale ressaltar que tanto o hodômetro mecânico quanto o hodômetro digital podem ser alterados forçadamente, e inclusive de forma ilegal. Para que você não caia em um golpe na hora de comprar um veículo seminovo é altamente aconselhável analisar o hodômetro.

Isso pode ser feito em qualquer Unidade de Atendimento do DETRAN-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Lá, ela deve apresentar apenas o laudo cautelar bloqueado (a data de validade do laudo não deverá ser observada), pois não é exigido preenchimento de formulário ou declaração de responsabilidade.

Consultar dados de veículo na base RENAVAM

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
  2. Realizar consulta.

Saiba mais sobre o Histórico de quilometragem!
Nele constam os registros da quilometragem do veículo no momento em que foi feito o anúncio de venda e você pode comparar esses valores com a marcação atual do odômetro, para ver se houve alguma alteração.

Agora, para quem for aprovado na segunda vez, dentro de 30 dias, a inspeção veicular não vai ficar de graça, como no ano passado. Todas essas mudanças ainda não tem prazo definido para entrar em vigor.

Até pouco tempo atrás, a consulta às imagens no site do órgão era permitida a qualquer cidadão, bastando ter em mãos a placa e o número do Renavam. Agora, as informações estão disponíveis apenas aos proprietários, que podem acessá-las mediante login e senha no portal ou no aplicativo do departamento de trânsito.

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, e a resposta é “depende da negociação”. Normalmente quem paga a vistoria é aquele que está adquirindo o veículo. De todo modo, é importante que o comprador verifique se o veículo possui pendências. Se esse for o caso, é o vendedor quem deve quitá-las.

Uma das melhores formas de identificar quilometragem adulterada é verificar o manual do automóvel. Todo carro tem um manual, no qual existe um espaço para registro das revisões de fábrica — o preenchimento fica por conta das equipes das concessionárias e oficinas autorizadas.

De modo geral, a revisão de quilometragem deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados pelo veículo. Essa é uma média, porém cada fabricante pode indicar um período diferente para cada carro. Algumas marcas ainda solicitam que a primeira manutenção ocorra nos primeiros 5 mil km.

As marcas costumam dar uma tolerância de 1.000 a no máximo 2 mil quilômetros a mais do recomendado para revisão de carros. Vale lembrar que, não é recomendável deixar passar muito do indicado pela fabricante. Próximo de 500 KM a mais, já é importante procurar pela concessionária ou mecânico.

Para regularizar a situação da quilometragem será necessário apresentar o laudo cautelar bloqueado, caso seja constatado que o bloqueio do laudo se deu devido a erro de coleta na quilometragem do laudo anterior ou ao reinício da contagem do hodômetro.

Para atualizar o hodômetro de uma placa basta acessar: Cadastro do veiculo > Pesquisar a placa desejada > Clique em Editar > Hodômetro.

Trata-se, basicamente, de uma margem de segurança. “É para evitar que o motorista trafegue mais rápido que o limite da via.