Como saber se a queda foi perigosa?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quais sintomas devem gerar atenção após a queda?

  1. Vômitos;
  2. Imobilidade em alguma parte do corpo;
  3. Perda ou diminuição do nível de consciência;
  4. Dificuldade para andar;
  5. Irritabilidade;
  6. Perda do equilíbrio;
  7. Sangramento no nariz e ouvidos;
  8. Olhos roxos;

Então o ideal é observar as próximas 72 horas, com foco nas primeiras 12 horas, mas qualquer outro sintoma que causa dúvida nos pais o ideal é ir atrás de prescrição médica.

O melhor a se fazer é buscar atendimento médico logo. Após realizar os exames necessários para checar se está tudo bem, pode ser que o profissional prescreva algum medicamento para lidar com a dor na cabeça, caso ela ainda esteja incomodando quem levou a pancada.

Alterações do estado de alerta ou da cognição após a queda devem ser investigadas com exames de neuroimagem. Em seguida, deve ser realizado exame neurológico, com foco na propriocepção e déficits neurossensoriais, além de exame musculoesquelético, visando avaliar a força e a amplitude dos movimentos.

Após uma queda, as pessoas podem ter ossos quebrados ou hematomas. Os médicos frequentemente fazem testes para avaliar se um quadro clínico subjacente contribuiu ou não para a queda. As quedas podem ser evitadas tomando-se precauções em casa.

Quando a pancada se estende para a região do pescoço e a pessoa apresentar dor, é importante que ela seja mantida imóvel até a chegada do atendimento. No hospital, o ideal é realizar exames de tomografia e radiografia para identificar possíveis problemas.

Tratamento. A maioria das pessoas com uma lesão pequena na cabeça não precisa de tratamento de emergência. No entanto, é importante observar atentamente a pessoa que teve uma lesão na cabeça por 24 horas, para garantir que qualquer alteração nos sintomas seja notada rapidamente.

Mas, casos mais sérios podem levar a dores de cabeça crônicas, perdas de função neurológica específica – visão, equilíbrio, motricidade, memória -, até transtornos mais graves que prejudicam a consciência e a interação da pessoa com o mundo ao seu redor.

Ficar acordado ou dormir após bater a cabeça não influencia o impacto. Segundo a neurologista infantil, não existe diferença na evolução clínica se o trauma aconteceu perto do sono ou não. Ou seja, os cuidados devem ser os mesmos em qualquer período do dia.

Por isso, Álvaro Bulhões orienta que após uma pancada na cabeça, é necessário verificar se a vítima passou a ter sangramento no couro cabeludo, ouvido ou rosto, além de desmaio, perda de memória, alteração na visão e olhos arroxeados.

Caso o bebê caia de um lugar alto como a cama, o berço ou uma cadeira, por exemplo, o que se deve fazer é: Manter a calma e consolar o bebê: é importante manter a calma e não ligar de imediato para o pediatra ou levar o bebê ao hospital, porque a queda pode não ter causado ferimentos.

A nuca é uma região de confluência de terminações nervosas, tornando, desta forma, a área mais sensível. Além disso, a nuca fica em um lugar escondido. Seja pelos cabelos, seja por roupas, ela não recebe estímulos e nem está exposto a muitas fricções.

Entre eles, uma avaliação minuciosa da cabeça e exames clínicos neurológicos. Se o pediatra encontrar uma das situações abaixo, é preciso considerar uma tomografia computadorizada. Um neurocirurgião poderá, a partir das imagens, avaliar a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Mito! Não existe nenhuma comprovação científica de que dormir depois de uma pancada na cabeça possa piorar o quadro ou agravar a situação.

A queda pode ainda ser dividia de acordo com a presença ou não de lesões. As quedas com lesões graves são consideradas aquelas cuja conseqüência é uma fratura, trauma crânio- encefálico ou luxação.

Escala de Quedas de Morse
Trata-se de uma escala que foi concebida para ser aplicada através de entrevistas com os doentes e da consulta dos processos clínicos, com o objetivo de avaliar o risco de queda.

Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de ...

O que você deve fazer? Para estancar o sangue, coloque um rolinho de gaze no nariz, gelo na testa e no nariz e procure um médico. Quando há o trauma, o nariz pode só inchar e não fraturar, mas vale ficar de olho. Inchaço, dor, sangramento, hematomas debaixo dos olhos são sintomas de que o nariz está fraturado.

Primeiros socorros após uma queda de altura
Ao mesmo tempo deve-se observar se a vítima está consciente. Se estiver inconsciente, deve-se verificar se está respirando e se o coração está batendo. Se a constatação for negativa, fazer respiração boca -a-boca e/ou massagem cardíaca até chegar ajuda especializada.

Segundo o ortopedista, nunca se deve tentar colocar o osso na posição correta ou tentar movimentar o membro lesionado – nesse caso, é preciso primeiro ir imediatamente ao hospital.