Como saber se a pressão do óleo está boa?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Com um manômetro, é possível identificar a pressão do líquido lubrificante. Nessa avaliação, você poderá perceber 4 variações — alta pressão, baixa pressão, pressão flutuante e pressão nula —, que vão indicar alguns defeitos.

4 bar

5) Na partida do motor, a pressão do óleo vai a 4 bar, valor considerado normal.

Quando a viscosidade do óleo é muito alta ou baixa, pode ser detectada como uma perda de pressão no suprimento de lubrificante para o motor. A baixa fluidez do óleo gera menos resistência ao fluxo através do sistema, o que é traduzido como pressão mais baixa pelo manômetro ou sensor.

Em casos assim, o óleo pode passar da temperatura máxima de trabalho. Especialmente se o nível de óleo do motorestiver mais baixo do que o recomendado. Isso faz com que ele perca viscosidade e deixe de ser bombeado pelo sistema com a mesma pressão.

Em alguns casos, a baixa pressão pode ser causada por uma bomba de óleo defeituosa. A própria bomba de óleo levanta o óleo do cárter de óleo na parte inferior do motor e injeta-o no motor do topo. Se a sua bomba de óleo não estiver funcionando corretamente, a pressão do óleo diminuirá, ativando a luz de óleo no painel.

Neste caso, a luz está alertando para que o carro seja levado imediatamente à oficina pois tem um problema grave que pode fundir o motor. Se a luz de alerta da pressão de óleo do motor não pisca mas acende direto, é melhor nem levá-lo rodando, mas desligar o carro e chamar um reboque.

O sensor de pressão do óleo é o sensor responsável pela medição da pressão no sistema de lubrificação do motor. A função do sensor de pressão do óleo é a de proteger o motor, pois uma pressão indevida pode causar danos ao motor ou equipamento.

Nesse caso, pode indicar que há um problema grave na lubrificação do motor. Pode ser um problema na bomba de óleo. Pode ter aumentado a folga entre componentes. Pode ter borra de óleo acumulada no fundo do cárter.

Normalmente, a explicação para essa luz piscante quando acelera-se o carro é que a pressão do óleo do motor está baixa, a qual é analisada por um sensor. Assim, quando o óleo está em um nível crítico abaixo do necessário, a luz do óleo acende e apaga quando acelera.

O que acontece na falta de óleo
Sempre que há algo de errado com seu veículo, ele dará sinais, seja algum barulho incômodo, a perda de potência ou uma luz que não pára de piscar no painel. Com o óleo é a mesma coisa e ignorar esses avisos pode custar muito caro para o seu bolso.

A maioria dos equipamentos móveis utiliza um indicador visual, que pode ser lâmpada de advertência ou manômetro montados no painel de instrumentos, que alertará o condutor quando ocorrer queda de pressão de óleo lubrificante em circuito de lubrificação de motores de combustão interna 4T ( Ciclo Otto/Ciclo Diesel ).

Uma causa relativamente comum para esse tipo de problema é o parafuso do cárter, também conhecido como bujão: se ele estiver mal-fixado ou desgastado, permitirá a saída do lubrificante. O próprio cárter, que é o reservatório do óleo, também pode ser a causa do vazamento.

A peça com defeito pode gerar aumento de consumo, marcha lenta oscilando e falhas no motor. Veja mais informações do regulador de pressão no vídeo que separamos do Doutor Carro.

Quando a luz do óleo se acende, ela não está necessariamente sinalizando falta de lubrificante. Se fosse assim, tudo se resolveria completando o nível. Porém, este pode não ser o único problema. A luz alerta para o fato de que o motor está enfrentando problemas de lubrificação.

Então, comece sempre tirando essa dúvida. Uma dica de ouro é fazer isso com o motor desligado e frio. É isso mesmo, a famosa “olhadinha no óleo” em um posto de gasolina não cumpre o papel. Isso porque com o motor quente o óleo ainda está circulando.

Companheiro luz de óleo é coisa séria, pode ser somente mau contato ou não sei a qualidade do óleo que você usa, mas pode ser tambem o óleo que está ruim e quando o motor esquenta muito ele fica ralo, pode ser a bomba ou folga no eixo, leva em um mecânico ou você mesmo e meça apressão com manômetro.

Problemas com a bomba de óleo também podem ocorrer quando há defeitos na válvula reguladora de pressão, o que acontece tanto quando ela está travada aberta ou fechada. Uma válvula travada aberta gera a perda de pressão do motor o que pode fazer o motor fundir por completo.

A contaminação do óleo lubrificante por material particulado é a principal causa de desgaste prematuro da bomba de óleo. A única maneira de testar se a bomba ainda tem vida útil é desmontando a peça.