Como saber se a pessoa tem varicocele?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A varicocele consiste em uma dilatação anormal das veias testiculares.
...
Os sintomas incluem:

  • dor no(s) testículo(s)
  • sensação de peso no escroto.
  • veias dilatadas que podem ser sentidas.
  • desconforto no testículo.
  • o testículo fica menor do lado onde estão as veias dilatadas (devido à diferença no fluxo sanguíneo)

Elas podem dificultar o retorno venoso e provocar uma alteração na função do testículo, podendo ocasionar uma piora na quantidade e também na qualidade do espermatozoide. Embora não seja motivo de impotência sexual, a varicocele é a principal causa de infertilidade masculina na vida adulta.

Na maioria das vezes a varicocele é assintomática. Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar (leia: Dor nos testículos – Principais causas).

No entanto, ele destaca que a varicocele não vai prejudicar a ejaculação, mas com o passar dos anos, se não houver tratamento, pode impactar os espermatozoides.

Não! A varicocele não interfere com exercício. Porém pode causar dor e desconforto. Academia ou qualquer exercício físico não piora uma varicocele já diagnosticada, nem é fator de risco para aparecimento desta.

No caso das mulheres que se questionam “como saber se sou infértil”, os principais exames indicados são:

  1. Exames de imagem: ...
  2. Dosagens hormonais: ...
  3. Exame de hormônio anti-mulleriano (AMH): ...
  4. Histerossalpingografia: ...
  5. Espermograma: ...
  6. Dosagens hormonais: ...
  7. Ultrassonografia de bolsa testicular: ...
  8. Fragmentação do DNA espermático:

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
A varicocele é um defeito nas válvulas das veias que drenam o sangue dos testículos. Sua causa geralmente é congênita, como as varizes e hemorróidas, no entanto a atividade sexual ou períodos de caminhada ou em pé não costumam piorar o quadro.

Depende do grau da varicocele e da repercussão, em geral a recuperação ocorre em 10 a 15 dias e após o procedimento pode ser feito a atividade física, não imediatamente, claro.

Ângela Almeida Lima – Contagem/MG – Quem tem varicocele pode fazer exercícios físicos? William Carlos Nahas – Pode. No entanto, a força despendida na prática do exercício aumenta a pressão dentro do abdômen e, consequentemente, a dilatação das veias testiculares.

A doença pode não apresentar sintomas, ou então provocar dor, peso e desconforto, mais comumente no testículo esquerdo. A varicocele não é grave, e não representa perigos maiores, mas caso seja comprovada sua relação com a infertilidade, uma cirurgia é necessária se o paciente quiser ser pai.

Sim, quem tem varicocele pode ter filhos. Nos casos leves (grau I), principalmente quando o paciente é assintomático, o tratamento pode ser expectante ou com medicamentos orais. Para casos mais graves (graus II e III) ou sintomáticos, o tratamento indicado é cirúrgico (varicocelectomia).

Considerado padrão ouro no tratamento da varicocele, a microcirurgia pode custar até R$10 mil, na iniciativa privada. Pelo SUS, o procedimento é totalmente gratuito.

O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.

O tratamento pode incluir o uso de suspensório escrotal durante atividades físicas e medicamentos por via oral para desinflamar a região e amenizar as dores. Caso exista risco, má produção de sêmen ou alguma relação com infertilidade, é essencial que haja intervenção cirúrgica para reverter essa condição.

"Se o sêmen já é de baixa qualidade, ejacular todos os dias pode até ser pior, por diminuir a contagem de espermatozóides. Em homens com esperma normal, não deve haver diferença, pois os danos ao DNA já estarão controlados", aponta Fraietta.

Quando o homem é estéril ele ejacula? Sim. A ejaculação é o resultado da secreção das vesículas seminais e próstata que produzem um meio (sêmen) que leva o espermatozoide do corpo do homem ao corpo da mulher. A produção do sêmen não tem relação com a produção de espermatozoides.

Espermograma: é capaz de analisar a qualidade seminal e indicar se a produção de espermatozoides é adequada e viável para a fecundação do óvulo. Dosagem hormonal: exame de sangue para verificar a fertilidade masculina, levando em conta a estimulação da produção de espermatozoides pela testosterona.

Ultrassonografia com Doppler
A ultrassonografia da bolsa escrotal com Doppler é um importante exame de imagem na avaliação diagnóstica da varicocele. Com esse recurso, é possível observar o fluxo sanguíneo e confirmar se há alterações na circulação da região testicular.

O desenvolvimento da varicocele pode se iniciar ainda na adolescência, às vezes de forma assintomática, e evoluir durante a vida adulta. A predisposição genética é apontada como um fator de risco, portanto não há formas de prevenir a doença.

Demora de seis meses a um ano para os resultados positivos surtirem efeito, o que acaba gerando ansiedade nos casais que estão tentando engravidar. É possível retomar as atividades cotidianas após alguns dias, mas deve-se evitar esforço físico por até um mês. As relações sexuais podem ser retomadas após 10 dias.

Quem já fez exame médico no alistamento militar deve se lembrar do teste: soprar o braço, fazendo força na região abdominal. O exame ajuda a identificar qualquer hérnia insuspeita.