Como saber se a pessoa tem ginecomastia?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

Assim, uma forma fácil de saber a qual dos dois casos se refere, é apalpar a área das mamas, perto da aréola. Se a região estiver dura, densa ou dolorida, pode se tratar de ginecomastia . Por outro lado, se estiver mole, é porque há gordura, provavelmente se tratando de uma pseudoginecomastia.

É necessário “quebrar” a “pedra do peito” para que a ginecomastia desapareça? Não. Embora os adolescentes brinquem entre si, apertando a mama e tentando “quebrar” a mama do colega, isso pode causar sangramento e infecção (mastite) e deve ser evitado.

Na cirurgia de ginecomastia, o preço médio varia entre R$15.890,00 até R$20.780,00 (Julho/2023). Essa é a média do valor praticado pelas principais clínicas de cirurgia plástica de São Paulo. Porém, para saber exatamente quanto custa a ginecomastia, é necessário passar em avaliação com o cirurgião.

As causas podem ser alterações nos hormônios, doenças hepáticas, alguns tratamentos com hormônios femininos, anabolizantes, consumo de drogas, tumores testicular ou pulmonar, hipertireoidismo, derrame pleural ou tuberculose.

As mamas geralmente parecem mais endurecidas nos casos de ginecomastia e apresentam consistência mais mole nos quadros de lipomastia. É comum que os pacientes confundam esses dois termos. Além disso, a lipomastia é inclusive chamada de pseudoginecomastia, isto é, uma ginecomastia “falsa”.

A cirurgia de ginecomastia é indicada quando os sintomas não desaparecem - as mamas aumentam de tamanho - e atravessam a idade adulta. O procedimento, todavia, é muito simples para reparar tal condição.

Um dos mais importantes é o suco de limão. Porque é muito alto em alcalinidade, acrescentando suco de limão para a sua água ou em outras bebidas, pode ajudar a regular o seu nível de PH e hormônios, reduzindo, portanto, suas mamas. Outros sucos que são úteis incluem suco de abacaxi, suco de laranja e suco de maçã.

Existem homens com o metabolismo acelerado com dificuldades para ganhar peso ou com uma estrutura óssea menor, mas que mesmo assim, podem apresentar os sintomas da ginecomastia. Há algumas situações que podem colaborar para o desenvolvimento da enfermidade.

A ginecomastia é uma enfermidade que persiste em apenas 5% dos casos. Em média, 30 a 40% dos homens apresentam essa doença em diferentes graus. Não é uma doença grave, mas quem tem, se sente desconfortável com a própria aparência. Por sorte, no período de 12 a 18 meses ela tende a sumir.

Acrescentar ou aumentar alimentos que contêm cálcio e zinco também pode ajudar a combater a ginecomastia, visto que, o cálcio regula a absorção de estrogênio e zinco pode aumentar os níveis de testosterona. Ostras e carne vermelha apresentam altos níveis de zinco, de preferência de origem orgânica.

Os principais remédios para ginecomastia são: Tamoxifeno, Letrozol, Anastrazol, Dostinex e Clomifeno. Esses medicamentos prometem eliminar e diminuir o crescimento das mamas nos homens, bem como evitar ginecomastia por esteróides ou medicamentos, algo comum em determinados casos.

A ginecomastia de grau III caracteriza-se por sobras de pele que comprometem o aspecto geral do tórax. Como o impacto psicológico tende a ser mais intenso nesse estágio, no geral a cirurgia para remoção da glândula mamária e do excesso de pele é uma opção recomendável.

Exercícios para diminuir a ginecomastia não são eficazes. Isso porque, o objetivo dos exercícios é eliminar a gordura e definir o corpo. Porém, a glândula mamária não é gordura. Portanto, não pode ser eliminada apenas com exercícios físicos.

Para quem tem ginecomastia, o uso de tecidos mais leves faz com que a mama fique marcada, gerando desconforto. Dessa forma, optar por tecidos mais discretos ou escuros ajuda a disfarçar a ginecomastia e fazer com que o homem em questão se sinta mais confortável ao usar uma peça de roupa tão comum.