Como saber se a pessoa tem bruxismo?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Para identificar se você tem bruxismo, fique atento aos seguintes sinais:

  1. Dor de cabeça e na mandíbula ao acordar;
  2. Zumbido no ouvido;
  3. Amolecimento dos dentes;
  4. Dor no pescoço;
  5. Dores nos músculos da face ao mastigar;
  6. Estalos ao abrir e fechar a boca.

Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Acontece de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira. Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.

Tratamentos para o bruxismo
O principal deles é o uso das placas interoclusais flexíveis de silicone ou as rígidas de acrílico durante o sono. Elas vão impedir que os dentes entrem em atrito, evitando o desgaste. Relaxar todos os músculos do corpo antes de dormir. E, o principal, controle sua respiração.

Para a identificação dos eventos de bruxismo, optou-se por utilizar a eletromiografia (EM G) para detectar a atividade dos músculos faciais responsáveis pelos movimentos da mandíbula.

Que sintomas indicam um quadro de DTM? De acordo com o profissional, os principais sintomas de DTM são dores nas regiões das têmporas, perto do ouvido, ou na mandíbula; essa dor é desencadeada ou piora com movimentos mandibulares, como abrir a boca ou mastigar alimentos consistentes.

O bruxismo pode provocar desde dores de cabeça e na articulação temporomandibular (ATM) — devido à pressão exercida sobre os dentes — até problemas mais sérios, como desgaste, fratura e perda de dentes.

O consumo de drogas recreativas, como êxtase ou a cocaína, também pode piorar o problema. Em algumas ocasiões, o bruxismo pode ser um efeito colateral de algumas medicações antidepressivas, mas qualquer mudança de medicação deve ser consultada com um médico.

São dois tipos de bruxismo existentes, como o próprio nome já indica: o bruxismo diurno e o bruxismo noturno, que está ligado principalmente a um distúrbio de sono. Acontece quando o indivíduo se encontra acordado, onde geralmente não ocorre o ranger de dentes, e está relacionado a um tique ou hábito.

O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00. Embora a placa de silicone seja mais barata e mais confortável para o paciente, ela costuma ser menos eficiente e por se de um material poroso, pode contribuir para o acúmulo de bactérias e prejudicar a higienização.

O bruxismo é um problema que acomete pessoas de diversas idades e sua causa, geralmente, está ligada ao estresse e ansiedade. O ranger dos dentes causa nervoso e grande incômodo para o paciente e para os companheiros que dividem o quarto com eles, considerando os quadros de bruxismo noturno.

Opções de tratamento para bruxismo
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

São atitudes fáceis que funcionam como remédios caseiros para o bruxismo.

  1. Mastigar antes de dormir pode diminuir o bruxismo. ...
  2. Aplicar calor nas mandíbulas. ...
  3. Técnicas de relaxamento e meditação podem funcionar como remédios caseiros. ...
  4. Menos alimentos estimulantes. ...
  5. Lugar de celular não é na cama. ...
  6. Um bom banho.

Em adultos, o problema pode ter variadas causas, como transtornos psicológicos e emocionais (estresse, tensão e crises de ansiedade) e neurológicos (autismo e paralisia), além de efeito colateral de alguns medicamentos como antidepressivos.

Saúde mental
Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o problema a estresse, ansiedade e problemas do sono – fatores que, no mínimo, agravam o problema.

Este tipo de dor de cabeça apresenta algumas características frequentes: acontecem na região das têmporas e no rosto, pioram com movimentos da boca ou durante a mastigação, pioram com o apertar dos dentes e pioram com a palpação na região das têmporas (figura 1).