Como saber se a pessoa tem apneia do sono?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Como identificar

  1. Roncar durante o sono;
  2. Acordar várias vezes à noite, mesmo que por poucos segundos e de forma imperceptível;
  3. Apresentar paradas da respiração ou sufocamento durante o sono;
  4. Ter excesso de sono e cansaço durante o dia;
  5. Acordar para urinar ou perder urina durante o sono;
  6. Ter dor de cabeça pela manhã;

Entre os principais sintomas da apneia estão ronco e sonolência diurna, embora muitos pacientes não os percebam. A sonolência diurna é explicada pelas interrupções do sono causadas pela falta de oxigênio.

alcoolismo; idade; congestão nasal; medicamentos, como calmantes e relaxantes para dormir.

O tratamento adequado para apneia do sono pode reduzir drasticamente o risco de complicações à saúde. Você pode precisar de um aparelho CPAP à noite, um dispositivo oral ou até mesmo uma terapia posicional que força você a dormir de lado, em vez de barriga para cima.

Uma das formas mais eficazes para resolver as pausas na respiração durante o sono é o uso de um mecanismo chamado CPAP — sigla para pressão positiva contínua nas vias aéreas, em inglês. Como o nome sugere, trata-se de uma máscara que cobre o nariz e a boca e joga o ar para as vias respiratórias.

PROTOCOLO DE REALIZAÇÃO DO TESTE DA APNEIA
É necessário executar apenas um teste da apneia. Para que seja executado, o paciente deve ter sua fração inspirada de oxigênio aumentada para 100% durante 10 minutos na ventilação mecânica, etapa conhecida como pré-oxigenação.

Pode custar entre R$ 600 e R$ 1200, em média, de acordo com a unidade de saúde e conforme a localidade na qual o teste é realizado. A complexidade da polissonografia, determinada pela quantidade de sistemas e funções monitorados, também impacta no preço do procedimento.

neurologistas

O neurologista é também um médico que cuida do sono. Os neurologistas têm por hábito fornecer tratamento para distúrbios do sono quando a causa é neurológica.

Decúbito Lateral. Em alguns pacientes, a apneia obstrutiva do sono (AOS) pode ser resolvida com melhora da patência faríngea (capacidade de manter uma via desobstruída) pelo sono lateral. Ou seja, em decúbito lateral (deitado de lado), as vias aéreas tendem a ficar mais estáveis e menos propensas a fechar.

Uma crise de apneia é um episódio em que a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um curto período após um acontecimento ou experiência assustadora, ou emocionalmente perturbadora ou dolorosa.

A apneia é definida como a parada de respiração durante o sono por 10 ou mais segundos, um problema que atrapalha muito a noite de descanso dos pacientes.

O principal fator de risco para a apneia do sono é o excesso de peso corporal.

Por que a apneia pode matar? A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, quando se tem 5 a 14 interrupções; moderada, de 15 a 30; e grave, quando se tem mais de 30 interrupções na respiração por hora de sono.

A apneia consiste no fechamento total das vias aéreas durante o sono, fazendo com que a pessoa tenha pequenas pausas respiratórias, que podem durar até dez segundos. Já o ronco é a dificuldade de respirar.

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que sofrem com apneia do sono muitas vezes levam sustos e dão leves “saltos” enquanto dormem. Ela também pode ser classificada em três tipos: obstrutiva, central e a mista.

Agendamento e realização da polissonografia
A polissonografia pelo SUS precisará ser feita no hospital do SUS que disponibilizará o recurso em sua região.

A licença para dirigir pode ser emitida a qualquer candidato ou condutor com AOS moderada ou grave que mostrem o controle adequado da sua condição e adesão ao tratamento adequado e melhoria da sonolência confirmada por um parecer médico autorizado.

Por isso, doenças que causam alterações no sono como, por exemplo, problemas da tireoide, apneia do sono e depressão devem ser investigados e não tratadas com melatonina, que pode atrasar o diagnóstico”.

Os motivos mais comuns que levam as pessoas a buscarem um neurologista normalmente são enxaqueca, tontura ou dor crônica.

Em algumas situações, a pessoa que tem apneia do sono também pode ter dificuldade para adormecer, devido ao aumento dos níveis de cortisol no organismo. Nos estágios mais avançados, pode ter insônia e até depressão.