Como saber se a pessoa ronca?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

Outros sinais que podem indicar que ronca são:

  1. Fadiga.
  2. Mudanças de humor.
  3. Necessidade de ir ao quarto de banho durante a noite.
  4. Falta de concentração.

Livre-se da insônia: veja como dormir com pessoa que ronca!

  1. Proteja seus ouvidos. ...
  2. Coloque um som ambiente. ...
  3. Troque o travesseiro do seu parceiro. ...
  4. Pratique meditação. ...
  5. Sugira o uso de tiras nasais. ...
  6. Vire seu parceiro de lado para dormir. ...
  7. Troque de cômodo para dormir.

Roncar não é normal! Roncos estão relacionados com doenças e distúrbios respiratórios do sono. O ronco, é caracterizado pela vibração das vias aéreas (principalmente da faringe), pode estar relacionado a problemas de saúde sérios, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

Como parar de roncar? Confira dicas

  1. Busque um médico especialista. ...
  2. Pratique exercícios físicos. ...
  3. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. ...
  4. Invista em um umidificador de ar. ...
  5. Utilização de aparelhos intraorais. ...
  6. Cirurgia. ...
  7. CPAP.

5 maneiras naturais de curar o ronco

  1. 1- Controle o peso corporal! A obesidade é um dos fatores determinantes para o surgimento do ronco. ...
  2. 2- Alimentação e exercícios físicos. ...
  3. 3- Modere no consumo de álcool. ...
  4. 4- Diga não ao cigarro! ...
  5. 5- Fique atento à apneia do sono. ...
  6. Conte com a CPAPS!

Ronco secundário

  • apneia central: quando há a ausência de esforço inspiratório, de modo que haja a cessação do fluxo de ar;
  • apneia obstrutiva: quando o esforço inspiratória ocorre, mas está associado à cessação do fluxo de ar;
  • apneia mista: quando há ocorrência simultânea dos dois tipos anteriormente descritos.

otorrinolaringologista

O otorrinolaringologista especialista Medicina do sono é um dos profissionais mais indicados para tratar roncos e apneias devido ao seu profundo entendimento das áreas que causam esses distúrbios, avaliando o paciente de maneira mais efetiva e reduzindo os problemas ocasionados por tais condições.

Uma opção interessante para ajudar nesta investigação é o SnoreLab (Android, iOS). Esse aplicativo grava, mede e monitora o ronco de uma pessoa.

A pior posição para quem ronca dormir é com a barriga para cima, pois a língua retrai e contribui para o estreitamento da passagem de ar. Por isso, é preciso evitar dormir posicionado nessa forma para diminuir o barulho durante a noite.

Diminuindo o ronco do seu parceiro
Às vezes, mudar de posição pode ajudar a diminuir o barulho, enquanto dormir de costas pode aumentá-lo. Incentive a pessoa a dormir de lado ou de bruços e veja se faz diferença. Diga para a pessoa não beber antes de dormir.

Causado pela apneia do sono, por problemas respiratórios ou até mesmo pelo cansaço e consumo de bebidas alcoólicas, o ronco é um distúrbio do sono que, além de prejudicar a pessoa que ronca, também atrapalha o sono do companheiro.

O travesseiro para ronco funciona complementando a ação do CPAP, o aparelho mais utilizado pelos pacientes que desejam parar de roncar. O aparelho oferece fluxo de ar positivo para as vias aéreas do paciente, evitando o estreitamento ou fechamento das vias e impedindo a apneia do sono.

Maus hábitos como fumar, tomar bebidas alcoólicas em excesso e comer demasiadamente antes de dormir também podem contribuir para a piora do ronco durante a noite.

Roncar é normal e o barulho em si não indica uma doença ou outro tipo de problema. Geralmente, o indivíduo pode sofrer com síndrome de apneia obstrutiva do sono, que faz com que ele pare de respirar durante o ronco e emita um som muito mais alto do que o comum.

Como você pôde ver, muitos fatores de risco para a ocorrência do ronco possuem relação com o estilo de vida do indivíduo. Portanto, praticar exercícios físicos, adotar uma alimentação saudável e parar de consumir bebidas alcoólicas são essenciais para quem quer saber como parar de roncar durante a noite.

O ideal é escolher um que alinhe o pescoço com a coluna, como um travesseiro anti-ronco. Esse travesseiro apresenta uma espuma com densidade progressiva, não sendo nem muito mole e nem muito dura.

Um estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, relacionou sintomas como ronco alto e sono difícil a uma menor expectativa de vida.

Além de trazer a sensação de aconchego e segurança, dormir ao lado de quem amamos é fundamental para estreitar os laços. Mas, quando um dos dois sofre com ronco, o resultado não é nada bom. Com o tempo, e dependendo da gravidade, o ronco pode ocasionar, inclusive, no rompimento do relacionamento.

Os remédios mais comuns para tratar o ronco incluem descongestionantes nasais, anti-histamínicos, sprays nasais lubrificantes, corticosteroides tópicos e dispositivos orais.

Durma de lado
A melhor maneira de evitar o ronco, portanto, é dormir sempre de lado.