Como saber se a pessoa quebrou o resguardo?

Perguntado por: ncortes8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Se não foi possível manter o tempo devido do resguardo e houve penetração vaginal deve observar se apresenta sintomas como: mal-cheiro na vagina, corrimento vaginal, sangramento ou aumento da dor na região púbica.

Nos 40 dias após o nascimento do bebê, a chamada quarentena, o útero precisa se recuperar. Essa fase também é comumente conhecida como resguardo1.

Por essa e outras razões, é preciso respeitar um período de cerca de 40 dias de recuperação, depois do parto. É o chamado puerpério, conhecido como resguardo ou quarentena, em que nem tudo é permitido – mas nem tão proibido como alardeavam nossas avós.

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Mentira! Esse é um dos mitos sobre resguardo.

Sentir dor de cabeça após o parto é um sinal de alerta que deve ser investigado pela equipe médica. Em geral, esse sintoma é um efeito colateral da anestesia. Mas também pode indicar a ocorrência de pré-eclâmpsia, problema ligado à pressão arterial e que pode acontecer até mesmo depois do parto.

Não entre em pânico se vir sangue após uma relação sexual pós-parto. É normal ter um pouco de sangramento, mas se for intenso ou continuar por mais de um ou dois dias, não deixe de falar com o seu médico. E lembre-se: mesmo que o início seja difícil, tudo melhora com o tempo. Dê tempo ao tempo.

Evite alimentos remosos que atrapalham a cicatrização
Esse tipo de comida, além de prejudicar o processo de cicatrização do corte da cesárea, pode causar desconfortos no bebê - levando em conta que os nutrientes ingeridos passam para o leite produzido durante a amamentação.

"O desconforto na atividade sexual pós-parto tem uma ligação hormonal com a amamentação. Além da redução da libido, ocorre a redução de lubrificação da vagina", pontua o ginecologista.

O tempo de resguardo mínimo, recomendado pela maioria dos médicos, é de aproximadamente 40 dias. Esse é o tempo que o útero necessita para cicatrizar corretamente as lesões provocadas pelo descolamento da placenta, reduzindo o risco de infecção.

Tempo de recuperação da cesárea
De forma geral, o tempo de recuperação pode variar entre 10 a 15 dias, sendo importante seguir as orientações do médico para que a recuperação aconteça de forma saudável, como descansar, alimentar-se bem e evitar carregar peso, por exemplo.

Sinais de alerta
O principal sinal de alerta é a perda de mais de 500 mL de sangue, o que pode ser percebido por meio de alguns sinais e sintomas como desmaio, palidez, fraqueza, dificuldade para em pé ou com o bebê no colo, além de poder haver em alguns casos febre e dor abdominal.

O sangramento pós-parto pode durar de duas a seis semanas, apresentando mudança na cor, consistência e quantidade com o passar do tempo. Imediatamente após o parto, o sangue é intenso e vermelho vivo ou vermelho acastanhado. Isso pode continuar por três a dez dias após o parto. Depois disso, ele começa a clarear.

POR QUE ACONTECE? A principal causa da hemorragia pós-parto é a atonia uterina, estado em que o útero perde seu tônus muscular, ou seja, a capacidade de contração.