Como saber se a pessoa precisa de oxigênio?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quais são os sintomas de baixa saturação de oxigênio?

  1. Falta de ar (dispneia): sentir dificuldade em respirar ou a sensação de não conseguir obter ar suficiente;
  2. Respiração acelerada (taquipneia): respiração rápida e superficial;

Os sintomas da baixa saturação podem variar de acordo com a doença que está causando o problema. Mas, em geral, a pessoa sente tontura, taquicardia, náusea, falta de ar e desmaios, já que o cérebro não recebe oxigênio suficiente.

Em idosos, uma saturação de 90 a 92% é aceitável. Em jovens, pessoas de até 60 anos, aceita-se uma taxa de 95 a 96% como valor normal.

Sempre que houver necessidade de fluxo de oxigênio maior que 5 L/min e saturação menor que 93% está indicada a realização de intubação traqueal e ventilação mecânica.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito. Já nos casos crônicos, o corpo tende a se acostumar com a condição e raramente ocorre taquicardia.

“Devido à falta de oxigênio no cérebro, as células neuronais começam a morrer o que pode levar, assim, a danos cerebrais irreversíveis, podendo levar a pessoa ao coma e, até mesmo, morte cerebral”, relembra.

Outras doenças como asma, enfisema e pneumonia, que atualmente são conhecidas e com tratamento, também dificultam a entrada de oxigênio no corpo. E, como a corrente sanguínea é responsável por distribuir nutrientes e o oxigênio para outros órgãos, sua má circulação também pode causar o problema.

O ferro ajuda a aumentar o oxigênio no sangue e vem em duas formas: heme (carne bovina, ostras, pato e cordeiro) e não-heme (enquanto frutas, vegetais e grãos). Os exercícios respiratórios ajudam a aumentar os níveis de oxigênio, reduzir o cortisol e diminuir a ansiedade.

Ligue o aparelho e posicione-o na ponta do dedo indicador ou dedo médio de qualquer das mãos, por cerca de 1 minuto. O aparelho funciona melhor quando não há esmalte nas unhas e com a mão em temperatura corporal normal. O nível ideal de saturação, em geral, é entre 95% e 100%.

Em regra, ele deve ser utilizado 24h, mas em alguns casos, os pacientes só utilizam o oxigênio suplementar para dormir ou realizar atividades físicas. Tudo vai depender da orientação do seu médico.

As pessoas sobrevivem por mais tempo quando o oxigênio é utilizado por 12 horas do que quando não é utilizado oxigênio. As pessoas sobrevivem por ainda mais tempo quando o oxigênio é usado continuamente (24 horas por dia).

Valores abaixo de 90% podem indicar a presença de alguma doença capaz de reduzir a eficiência das trocas gasosas entre o pulmão e o sangue, como asma, pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca, dentre outras.

Cilindros de oxigênio podem ajudar com a saturação baixa em idosos. O cilindro de oxigênio medicinal (citado comumente como “bala”) é mais adequado a demandas mais altas, como no caso de pacientes mais críticos.

Abaixo disso, o quadro passa a ser considerado mais grave, demandando cuidados intensivos, como o uso de oxigênio suplementar em leito hospitalar. Caso o índice esteja abaixo de 80%, a pessoa precisa ser internada com urgência, a fim de receber cuidados médicos em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).

O nível de saturação ideal para uma pessoa em boas condições de saúde é acima de 94%.