Como saber se a pessoa está devendo a justiça?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Para saber se uma pessoa é procurada pela Justiça deve-se buscar informações na delegacia de polícia mais próxima. Além disso, a Polícia Civil disponibiliza, na internet, algumas fotos de procurados pela Justiça.

Segundo o Artigo 205 do Código Civil Brasileiro, as dívidas têm um prazo de 5 anos, contado a partir da data de vencimento, para serem cobradas na Justiça. Após esse período, o débito é prescrito e o credor não pode mais reivindicar essa pendência.

Como acompanhar um nome pelo Jusbrasil? Ao encontrar a página de um nome que deseja acompanhar, clique em "Acompanhar Nome". O Jusbrasil verifica diariamente os Diários Oficiais e te notificará quando uma nova publicação aparecer.

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Acesse o site do Tribunal de Justiça do estado onde tramita o processo ou acesse o JusBrasil; Clique em processos e depois em acompanhamento processual; Selecione consultar por nome da parte, seja o nome do autor ou do réu; Insira o nome completo e clique em pesquisar.

A ação de cobrança ou cobrança judicial acontece quando uma pessoa ou empresa cobra uma dívida na Justiça. Ela parte do mesmo princípio da ação judicial, ou seja duas partes que discordam de um fato. Mas neste caso, os envolvidos não conseguem resolver o pagamento de uma dívida por meio de uma negociação.

Não é possível localizar o processo pelo nome das partes. Os andamentos desses processos somente podem ser consultados pelo número de origem, número do processo ou número de registro do processo no STJ ( ).

O Código de Processo Civil determina:
Os atos processuais são públicos. Correm, todavia, em segredo de justiça os processos: I - em que o exigir o interesse público; Il - que dizem respeito a casamento, filiação, separação dos cônjuges, conversão desta em divórcio, alimentos e guarda de menores.

Caso você seja procurado ou contatado por um Oficial, não significa necessariamente que esteja com problemas com a justiça, mas há um juiz determinando sua notificação pessoal para que saiba de determinado assunto. Essa situação pode ocorrer com qualquer pessoa.

Se uma ou mais páginas não foi reportada, seu nome pode continuar aparecendo nas buscas porque você não reportou todas elas. Importante ressaltar também que novas publicações em seu nome podem ter sido disponibilizadas em Diário Oficial.

Veja o que pode acontecer: Penhora de dinheiro: é o bloqueio de valores da direto da conta bancária pelo sistema do Banco Central. Penhora de bens: o juiz pode mandar recolher diversos bens, de imóveis (desde que não seja sua residência) e automóveis a utensílios domésticos e eletrônicos.

Nesse caso, até que o pagamento seja realizado, o papel do consumidor dentro dessa relação com o banco não foi cumprido integralmente. Em resumo, uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo.

Se você recebeu uma cobrança judicial, reconhece a dívida, mas não tem recursos para quitá-la, é preciso tentar uma negociação. Caso contrário, o credor pode executar o pedido de penhora após o prazo de manifestação. Nesse caso, o juiz pode decidir pelo bloqueio de bens do devedor e até impedir movimentações bancárias.

Nela você deverá escolher se deseja contratar os serviços oferecidos pelo JusBrasil ou apenas remover o seu nome do site, que nesse caso é gratuito.

Você pode solicitar a anonimização do seu nome e de informações pessoais que possam lhe identificar, como CPF, telefone e endereço. É possível solicitar a anonimização de conteúdo disponível em qualquer página do Jusbrasil, exceto as páginas de nome (que agregam todas as informações relacionadas a um determinado nome).

Caso queira fazer uma cobrança judicial, o credor deverá ajuizar uma ação contra o devedor exigindo o pagamento da dívida. Por isso, é recomendável buscar o respaldo de um advogado especialista em ações de cobrança. Além disso, é indispensável ter em mãos os documentos necessários para ingressar com o processo.

No vocabulário jurídico, ajuizar uma ação significa entrar com um processo na Justiça. O ajuizamento de uma dívida acontece quando um credor (uma empresa ou uma pessoa física) já esgotou as formas extrajudiciais de cobrar o dinheiro de alguém.