Como saber se a pessoa é viciada em drogas?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Assim, sinais do abuso de drogas podem aparecer na alimentação: os mais evidentes são a falta ou o excesso de apetite. O semblante de um dependente químico também costuma refletir o abuso de drogas. Olhos vermelhos, inchados ou mucosas do nariz irritadas também são indícios do uso de substâncias químicas.

A cocaína causa uma excitação geral do organismo. Ela melhora o estado de alerta, os movimentos, acelera os pensamentos, tira o sono e suprime o apetite. Isto ocorre por sua ação no Sistema Nervoso Central, interferindo com as reações químicas do cérebro. O usuário tem uma sensação de poder, força e euforia.

Uma pessoa que cheira pó tem uma série de desregularidades no organismo. Por conta disso, há constantes mudanças de comportamento e humor. Ela pode estar feliz em um momento e de uma hora para outra se tornar depressiva, triste e introspectiva.

A dependência química provoca mudanças significativas no comportamento. À medida que o vício se intensifica, as atitudes se transformam. A pessoa dependente pode apresentar humor oscilante, euforia, depressão, impaciência, desânimo, frustração, agressividade, desinteresse, impulsividade, irritabilidade, etc.

Na dependência química existem estágios de motivação no tratamento do indivíduo para a sua aceitação e mudança de comportamentos considerados problema. Existem cinco estágios que ocorrem nesse processo que são a Pré-Contemplação, Contemplação, Preparação, Ação e a Manutenção.

Como as substâncias psicoativas alteram as funções cerebrais, o dependente químico pode ficar com depressão profunda. Quando ocorre o consumo de drogas, as alterações das funções químicas cerebrais diminuem a produção de neurotransmissores, ligados a sensação de bem-estar, o que acaba gerando a depressão.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Surgem sentimentos de culpa, tristeza, desespero, revolta. Acrescenta-se a esse quadro o lado emocional desequilibrado do dependente e temos um cenário propício para a desarmonia, o que torna o familiar ainda mais suscetível ao abuso de drogas.

Irritabilidade, comportamentos impulsivos e olhos avermelhados frequentemente são sinais que apontam para o uso de drogas.

Por exemplo, se a constipação nasal estiver sendo provocada por fumaças, cheiros fortes, alergia a pó, comidas picantes, pólipos nasais, corpo estranho, etc., é preciso afastar o paciente destes estímulos para se conseguir desentupir o nariz.

O que corta o efeito da cocaína? Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.

O efeito dura de 20 a 30 minutos e é seguido de irritabilidade, cansaço e depressão. O uso em altas doses pode provocar alucinações, agitação, extrema paranóia e agressividade. A quinina, uma substância que pode estar misturada com a cocaína, pode levar à cegueira irreversível.

5 sinais de que você pode estar viciado:

  • Não tem mais controle sobre a busca ou não consegue parar de usar/fazer algo;
  • Aumento do consumo ao longo do tempo;
  • Tolerância menor a cada vez que usa;
  • Sinais de abstinência quando para o consumo;
  • Ter um padrão disfuncional que traga prejuízo à sua rotina diária.

O indivíduo com dependência química pede muito dos outros e de si mesmo. Com isto, eles tendem a acumular sentimentos negativos e ansiedade. É bastante comum ver frustração e angústia entre os sinais de abstinência uma vez que o viciado está fora da droga e faz todo o possível para recorrer novamente a ela.

4- Xingamentos jamais: amor e carinho devem ser prioridades no trato com um dependente em recuperação. Esse é o período em que ele mais precisa do apoio familiar. Palavras grosseiras, gritos e ofensas são as piores coisas a se fazer.