Como saber se a pessoa é procurada pela polícia?

Perguntado por: mpinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Aplicativo Sinesp Cidadão está disponível para download na Play Store e na Apple Store. No aplicativo Sinesp Cidadão, selecionar "PROCURADOS". É possível consultar detalhes dos procurados clicando na imagem de cada procurado.

PF lançou hoje o app CHECKPOL . O app permite a qualquer pessoa consultar a base de procurados internacionais da Interpol. É o único do gênero no mundo e permite a consulta do nome, da foto e de detalhes do crime cometido!

Como saber se uma pessoa tem ficha na polícia - Sinesp Cidadão. Existe um aplicativo lançado pelo Ministério da Justiça chamado Sinesp Cidadão e é a forma mais segura e eficaz de verificar se a pessoa tem nome na polícia.

Secretaria da Segurança Pública
A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente.

A Certidão de Antecedentes Criminais informa a existência de registros criminais em nome de uma determinada pessoa nos sistemas informatizados da Polícia Federal. A certidão é emitida gratuitamente, pela Internet e vale por 90 dias.

Dentre as doenças que acometem os Policiais Militares, destacamos a hipertensão arterial, que representa 63 % (12) dos voluntários que apresentam alguma doença crônica e 18 % (12) da amostra total.

Além de possuir força física, destreza, boa coordenação motora e agilidade para realizar detenções, o policial deverá possuir perícia e condições motoras e visuais para conduzir viaturas policiais em situações adversas e de alto risco.

A Policia Federal lançou um aplicativo que permite aos usuários consultar a lista dos procurados e desaparecidos internacionais da Interpol. O CheckPol é pioneiro no mundo e permite a consulta do nome, foto e, no caso dos foragidos, detalhes do crime cometido.

Segundo Wantuir Francisco Brasil Jacini, as prioridades da Interpol são focadas nos seguintes delitos: crime organizado (drogas, contra menores, armas e explosivos, crimes econômicos e financeiros dentre outros), crime ambiental, crime de veículos motorizados, roubo de obras de arte e terrorismo (JACINI, 2002).

Através do 'DNA da bala', ou seja, os vestígios deixados nas cenas dos crimes, os especialistas conseguem fazer cruzamento de informação para descobrir a arma usada. "Os vestígios são as testemunhas mudas de um crime. Quando ele aperta o gatilho, no mecanismo de disparo, várias marcas são geradas.

O texto duplica esse prazo (de 120 para 240 dias) quando o réu estiver preso. Esses 240 dias poderão ser prorrogados por igual período se a causa for muito complexa ou se o réu tiver provocado algum atraso na investigação.

Sendo assim, o fato de um indivíduo possuir em seu desfavor uma investigação em andamento ou mesmo um processo criminal não o torna portador de maus antecedentes e, tal circunstância não pode ser utilizada em seu desfavor sob hipótese alguma, vez que violaria o princípio constitucional da presunção de inocência.

Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.

Como posso saber se um boletim é autentico? Acesse a opção Validação de Boletim de Ocorrência e digite o número do boletim. O sistema mostrará o Boletim Impresso, bem como a palavra Autêntico, caso contrário o sistema informará "Boletim Inválido".

Você, com certeza, será chamado para prestar depoimento, contar a sua versão sobre aqueles fatos, bem como pode apresentar documentos relacionados ao fato e/ou indicar testemunhas que comprovem a sua versão e que presenciaram o ocorrido.

Forma de Solicitação
Digite o número do Boletim de Ocorrência (número, ano e número do órgão) e o RG do cidadão, que participou como: Autor, vítima, comunicante ou testemunha no registro do fato, nos locais indicados no formulário, e o sistema disponibilizará o Boletim de Ocorrência no formato PDF.