Como saber se a pessoa é de Oxalá?

Perguntado por: isoares6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. É aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que você seja uma pessoa pacata, sempre disposta a tomar partido pela paz.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

as incorporações somente ocorrem na vibração dos Orixás Básicos e OXALÁ não é Orixá Básico. Portanto, não há incorporação na vibração de OXALÁ. (ver texto extraído do livro retromencionado no Anexo 000).

Os melhores chefes de família costumam ser filhos de Oxalá. Sua forma equilibrada, correta e justa de reger a família os torna bons líderes, eles sabem equilibrar o lado racional e emocional muito bem. Só tem alguns poréns: são impacientes, metódicos e meticulosos, por isso agradá-los é algo complicado.

Saudação a Oxalá
A saudação dada a Oxalá tem várias versões, pode ser "èpao èpa bàbá", em iorubá, ou "êpa êpa, babá", "êpa babá" ou ainda "exê babá". Todas as saudações têm significado semelhante, exclamam "salve o pai" ou ainda "obrigado, pai".

branco

Ao contrário de Exu, Oxalá ou Orixalá é o mais calmo. Pai de todos os orixás simboliza a paz, a pureza, a tranqüilidade. Seu dia é a sexta-feira. Sua cor é o branco.

Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim. Ogum – São Jorge. Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio. Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.

Por exemplo, entre as qualidades de Oxalá, Oxaguian (Oxalá jovem) e Oxalufan (Oxalá velho) são os mais conhecidos, de modo que a Adê de Oxaguian pode apresentar uma coroa com metal branco, enquanto que a de Oxalufan, uma coroa com franjas brancas.

As atribuições de Oxalá incluem dar a todos os seres o amparo religioso dos Mistérios da Fé. Mas o ser nem sempre absorve essas irradiações quando está com a mente voltada para o materialismo desenfreado que costuma envolver os espíritos encarnados. Pai Oxalá é, muitas vezes, chamado de “o maior dos Orixás”.

Na Mitologia Iorubá, Oxalá possui muitos nomes: Oxalufã (Oxalá mais velho), Oxaguiã (Oxalá mais novo), Obatalá ou Orixanlá. Em cada um de seus aspectos foi encarregado por Olorum (O Pai Criador) a manifestar no mundo a sua criação, sendo Oxalá o responsável pela criação da Terra, dos seres humanos e o criador da morte.

Além do jogo, os praticantes do candomblé também associam a pessoa ao seu orixá através das características físicas e psicológicas do praticante. Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

As cabeças foram todas confeccionadas em sabão da costa, de uso sagrado pelos adeptos do candomblé, e retratam Xangô, Yemanja, Oxum, Oxossi, Ibeji, Oxalá e Exu. Chamadas de “Iba-Ori”, as cabeças de orixás não estão presas, contudo, a uma abordagem religiosa.

Existem muitos relatos espalhados pela internet com métodos para descobrir o nome do Exu, mas é preciso tomar cuidado. A data de nascimento, por exemplo, não é capaz de revelar essa informação, pelo menos não por si só. É preciso um trabalho de limpeza espiritual.

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico).

As guias de trabalho são utilizadas pelo filho de fé nos templos no momento dos trabalhos espirituais. Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos.

“Oxaguiã é representado pelo número 8. A divindade se apresenta como um jovem guerreiro, que usa espada e escudo.

Como saber seus Orixás
No Candomblé, um recurso comum é jogar os búzios para identificar o Orixá. A validade do jogo de búzios em um terreiro de Candomblé é proporcional ao quanto você deposita de confiança naquele sacerdote.