Como saber se a panela de pressão pegou?

Perguntado por: dsoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Para saber se está dando tudo certo e a panela está realmente cumprindo o seu papel, em alguns minutos o pino vai começar a chiar e a balançar - mas não se assusta, é normal, isso significa que tá tudo indo bem. Você só deve começar a contar o tempo de pressão depois que o pino começar a chiar pra valer.

Porém, a pressão dentro da panela aumenta só até um limite. Qualquer pressão em excesso empurra o pino no centro da tampa, chamado de válvula de contrapeso, liberando o vapor. Se houve algum impedimento nesta válvula, outra saída é a válvula adicional, que normalmente é da cor vermelha.

Quando der o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente por cerca de 10 minutos. Não é recomendado tirar a pressão da panela de pressão mais rápido erguendo a válvula com pino.

É normal sair espuma da panela de pressão? Se a espuma estiver saindo pela válvula de segurança, que é geralmente um pino vermelho emborrachado, na lateral da tampa, isso significa que a válvula de escape – ou pino – está entupido ou não está funcionando corretamente.

A chef de cozinha explica que alguns usuários colocam pouca água, e ela pode secar e explodir. "A maioria das explosões é causada quando a água seca na panela", destaca Cecília. Temperatura do fogo: após pegar pressão, o correto é usar fogo médio. "Tem gente que coloca o fogo alto e esquece da panela.

A panela de pressão quando bem usada não deve vazar água pela válvula. Algumas panelas têm uma marca indicando o nível máximo de água possível. Se a sua não tiver esta marcação encha apenas até 2/3 da altura. Outro motivo que pode fazer a água vazar é o fogo muito alto.

O que causa uma explosão de panela de pressão é o bloqueio da saída de vapor do utensílio pela válvula que fica na parte de cima da panela. Esse tipo de problema pode acontecer em caso de má conservação, excesso de líquidos, má vedação e até erro na fabricação.

Em dado momento, a válvula de pressão (ou seja, o pino que fica bem no meio da tampa) começará a chiar e balançar. Mas, não é preciso entrar em pânico: o chiado da válvula é sinal de que a panela está funcionando. Isso acontece porque ela passa a dosar a quantidade de vapor quando o conteúdo pega fervura.

Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo. Depois que o tempo de cozimento passar, desligue a panela, espere esfriar e sair toda a pressão de dentro naturalmente. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR TODA A PRESSÃO.

A panela de pressão utiliza o vapor para cozinhar os alimentos de uma forma mais rápida, uma vez que o vapor fica contido. Está totalmente fechada, mas tem uma válvula de segurança, na tampa, que se levanta e assobia quando o vapor faz muita pressão.

Dalete Fernandes alerta que se a panela fizer barulhos estranhos, soltar água ou espuma, é hora de desligar e deixar o recipiente perder a pressão e esfriar sozinho. Quando o alimento estiver cozido, ela aponta que é preciso deixar a pressão sair da panela naturalmente.

Não, não é normal o pino da panela de pressão não girar, pois o pino precisa girar para que a pressão saia adequadamente. Se isso não acontecer, é sinal de que ele está com algum tipo de entupimento.

Outra dica de segurança muito importante é que depois do cozimento, a válvula nunca deve ser levantada imediatamente. Lembre-se sempre de resfriá-la antes de tudo.

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Depois disso, é só esperar a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o seu feijão ou congelá-lo.

Você não deve encher completamente a panela de água. A medida máxima corresponde a 2/3 da panela, ou seja, um pouco mais da metade. Muitas panelas possuem uma marcação interna indicando o limite de água.

O risco de explosão da panela de pressão também é alto se pedaços de alimentos ficarem presos à válvula. Ela pode ficar entupida quando o utensílio abriga quantidades excessivas de água e comida. Por isso, nunca ultrapasse dois terços de sua capacidade total.

A válvula de controle é aquela que balança e produz chiado quando a panela está com pressão. Já a válvula de segurança é feita de borracha ou plástico e possui cor vermelha. Ela deve estar sempre posicionada para baixo, e saltar quando a pressão da panela está saindo.

Evite choque térmico na panela, não retire do fogo e coloque diretamente na água, pois danifica a panela, jamais tente abrir antes da pressão esvair. Manutenção – Fique sempre de olho na borracha de vedação, ela não pode estar trincada, soltando ou desbotando, caso tenha alguma destas características basta trocar.

Na hora em que abrir a panela, pegue um grão e tente amassar. Se conseguir com facilidade, está cozido.