Como saber se a pancada na cabeça foi forte?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Desmaio. A perda de consciência é mais um sintoma que pode acontecer ao bater a cabeça, principalmente quando a pancada é forte. Esse é um dos sinais de uma concussão — e, mais uma vez, há a necessidade de conduzir a vítima ao atendimento médico o mais rápido possível.

Nos casos mais graves, podem ocorrer desmaio, convulsão – perda da consciência associada a movimentos involuntários -, sangramento, dilatação de uma pupila e falta de resposta a estímulos. Não é raro presenciarmos uma batida de cabeça, seja em esportes de muita força e velocidade, como o futebol, rúgbi e basquete.

A tendência é que, em torno de quatro semanas após o trauma, eles desapareçam. Como qualquer batida na cabeça pode levar a uma concussão, a prevenção está diretamente relacionada à segurança.

Em casos de quedas ou traumas leves deve-se inspecionar se há algum ferimento. Se houver ferimento, o mesmo deve ser limpo com água e sabonete assim que possível; se houver sangramento, além da limpeza local, deve-se comprimir o local por alguns minutos (de 3 a 5 minutos, pelo menos).

cérebro

O cérebro é o órgão mais sensível do corpo. O neurocirurgião, Paulo Porto de Melo, explica melhor como funciona este órgão, e quais os riscos caso ele seja atingido por uma pancada.

A primeira e mais importante coisa a fazer após uma pancada na cabeça é procurar atendimento médico. Mesmo que a lesão pareça leve, é essencial fazer uma avaliação médica para descartar danos graves.

Os sintomas do traumatismo craniano podem aparecer imediatamente após a pancada ou algumas horas, ou até semanas depois.

Ficar acordado ou dormir após bater a cabeça não influencia o impacto.

Identificando a gravidade
Porém, se um “galose formar, por mais dolorido que ele seja, a indicação é que a pancada não foi tão violenta. Isso acontece porque o inchaço na cabeça é um indicador de que nenhum vaso ou artéria foi rompida, o que significa dizer que o sangue não vazou para dentro do cérebro.

Concussão cerebral é um tipo de traumatismo craniano que se caracteriza por uma alteração do estado de consciência da pessoa, como confusão mental ou perda de memória. Ela é provocada após uma lesão no cérebro, que pode ocorrer por pancadas na cabeça.

O frio ajuda a combater a dor e limitar a extensão do inchaço. Não coloque o gelo diretamente sobre a pele, dado que pode provocar queimaduras, envolva-o sempre num pano. – Efetue um curativo aplicando pressão sobre o inchaço, usando uma banda ou uma compressa, de forma a limitar a sua dimensão.

A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente. O hematoma pode ser estendido, talvez para além do local inicial. Pode ser visível por várias semanas e pode até ser doloroso. A existência de um hematoma significativo de evacuação pode precisar de uma agulha ou incisão cirúrgica.

Quando ocorre rarefação dos fios, ou seja, o couro cabeludo começa a ficar visível e também quando a queda é tão intensa a ponto de visualizarmos cabelo já no travesseiro pela manhã, são considerados sinais para uma investigação com um profissional da área.

Identificar o paciente com o risco para quedas utilizando sinalização visual à beira do leito, a fim de alertar toda equipe de cuidado. A identificação deverá ser realizada na ficha de identificação padronizada na instituição (figura 1), conforme protocolo (PRT) institucional “Identificação do Cliente”, 2020.

Mito! Não existe nenhuma comprovação científica de que dormir depois de uma pancada na cabeça possa piorar o quadro ou agravar a situação.

No interior do crânio encontra-se o cérebro, que é o órgão mais importante do sistema nervoso. Ele é o responsável pelos atos conscientes e inconscientes, da inteligência, da memória, do raciocínio e das imaginações.

O surgimento de um “galo” indica que houve um sangramento debaixo da pele, mas não é possível descartar um sangramento intracraniano sem uma avaliação médica. O tamanho do hematoma sobre o osso do crânio não tem relação com a gravidade do trauma.

O osso frontal está envolvido nas três regiões da cabeça, como a testa, a órbita e o nariz. Como o osso frontal é o osso mais anterior do neurocrânio, faz fronteira com os ossos neurocranianos circundantes e com os ossos viscerocrânios mais superiores.

Após 16 dias é esperado que o "inchaço" tenha diminuído.

Quando a tomografia do crânio é indicada? As situações em que o médico neurologista pode solicitar o exame se dividem, basicamente, em dois tipos: queixas comuns e urgência. No primeiro caso, podemos ter sintomas como simples dores de cabeça, vertigens, náuseas, tonturas e alterações visuais.

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.