Como saber se a pamonha está pronta?

Perguntado por: avieira6 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Para ver se a pamonha está no ponto, uma boa dica é observar a tonalidade da palha. "Ela passa de verde-claro para verde-amarelado", explica Antônio Dias. Quando pronta, a pamonha não pode estar muito mole.

Coloque em saquinhos plásticos culinários ou em pacotes de papel alumino como mostrado no video e feche bem. Coloque uma panela com bastante água no fogo, junte os saquinho amarrados e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que a pamonha esteja firme ao toque. Leve para gelar por 2 horas antes de servir.

Validade: 4 a 5 dias armazenado na geladeira. Pode congelar por até 6 meses. Para consumir bem quentinho depois de feito, é só levar a pamonha no microondas ou em panela com água quente.

Pamonha é um quitute brasileiro, comum nos estados do Nordeste e ainda em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Provavelmente descende da culinária indígena.

estado de Goiás

Origem da Pamonha
Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias.

O milho está pronto para ser colhido quando atinge a maturação fisiológica, momento em que 50% das espigas estão com uma pequena mancha preta no ponto de inserção com o sabugo. E o teor de umidade do grão precisa ser superior a 13%.

Em alguns episódios de seca as folhas murcham e secam rapidamente, assim como a palha da espiga começa a amarelar, dando a impressão de que passou do ponto. Porém, o grão ainda pode estar leitoso ou pastoso e o colmo rico em água o que leva o material a apresentar baixo teor de matéria seca.

Em uma panela grande, disponha as espigas de milho e cubra-os com água. Adicione o sal e leve ao fogo de 10 a 15 minutos. Depois do tempo marcado, espete o milho com um garfo e veja se ele está mole.

Passou do ponto e ficou aquele milho duro? Calma, que tem solução. Segundo Ravioli, o segredo é soltar o grão da espiga, refogar na manteiga com um pouquinho de farinha, adicionar leite (ou creme de leite), parmesão e bater tudo no liquidificador! “Você terá um delicioso creme de milho", garante o chef.

Basta abrir a embalagem e aproveitar! E mais: você pode armazenar a Pamonha Pocket por até 6 meses no congelador. Isso te dá a possibilidade de levar nossas pamonhas para casa e esquentar na hora que preferir, direto no fogão ou microondas. É simples de preparar, prático de consumir e delicioso de saborear!

A pamonha congelada é prática, fácil de consumir a qualquer momento e de armazenar, além de ter maior vida útil. Porém, para que isso seja possível, é necessário que a embalagem utilizada tenha propriedades muito específicas.

Quando pronta, a pamonha não pode estar muito mole. Por isso, é recomendável retirá-la da panela e deixar resfriar sobre uma bancada por 15 a 20 minutos, até que adquira a consistência final. "Quanto mais firme, melhor para comer", observa o proprietário do Cantinho da Pamonha.

Modo de preparo:
Cozinhe os pacotes de massa em água fervente durante 1 hora, tirando-as e escoando-as bem. Você pode comer sua pamonha doce fria ou quente, como preferir.

Rende de 35 a 40 pamonhas.

Pamonha R$4,00.