Como saber se a ovelha está grávida?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A ultrassonografia como método de diagnóstico de prenhez dos ovinos é o sistema mais eficiente, embora apresente algumas limitações. O uso do sistema “Doppler” foi o primeiro adaptado para diagnóstico de gestação de pequenos ruminantes e suínos pelo baixo custo dos aparelhos específicos.

As ovelhas em cio são identificadas pelo comportamento inquieto e pela aparência externa da vulva, que fica em tom rosado e com muco cristalino.

35 dias

A ovelha retorna ao cio 35 dias após a realização do parto. Para isso, no entanto, deve estar bem nutrida e apresentando boa condição corporal. Vale destacar, no entanto, que o prazo de gestação é influenciado pela época do ano.

A idade para a reprodução é, na maior parte dos casos, ao redor de 18 meses. Tudo depende do manejo, nível nutricional e material genético utilizado. Para se determinar o começo da atividade sexual dos animais, deve ser levado em consideração o seu peso, que na maior parte dos casos está em torno de 40 kg.

Os métodos naturais de produção de ovinos apresentam uma única parição durante o ano com as ovelhas parindo na primavera com um intervalo entre partos de 12 meses. Se as ovelhas não forem fecundadas e permanecerem no rebanho, o intervalo entre partos passará para 24 meses.

Em geral, nas cabras e ovelhas ocorre entre 6 a 11 meses de idade. Logo após a puberdade ou mesmo antes de detectar o primeiro estro clínico, é comum ocorrer o “cio silencioso” que é quando a fêmea ovula, mas não apresenta comportamento de estro.

A maioria das ovelhas tem apenas um filhote por gestação, pois elas são, na sua maioria, mono-ovulatórias, ou seja, só liberam um óvulo por ciclo. O uso da tecnologia aumenta a chance de ocorrer gestações de gêmeos também conhecidas como gemelares ou múltiplas.

- Em fêmeas gestantes: fazer a revacinação anual de 4 a 6 semanas antes do parto.

O controle da parição, propriamente dito, deve incluir revisão no rebanho pelo menos duas vezes ao dia, para isto e recomendável que as ovelhas estejam num potreiro próximo e abrigado. Para maximizar o uso deste local é possível concentrar o rebanho aos poucos de acordo com a data prevista dos partos.

Para induzir e sincronizar a ovulação das ovelhas de forma natural, utiliza-se o efeito macho. O efeito macho é o nome dado à técnica de inclusão do carneiro em um rebanho de fêmeas ovinas após um período de ausência de macho no rebanho de fêmeas, induzindo e/ou sincronizando a ovulação.

A rejeição entre os animais acontece por uma questão de sobrevivência, ou seja, se sua ovelha não pariu bem em função de uma baixa condição corporal, subnutrição ou qualquer outro fator que a impossibilite de sobreviver e conciliar a sua sobrevivência com produção de leite, ela não cuidará do seu cordeiro.

Relação macho:fêmea
Se o carneiro for saudável e fértil, e não houver restrição geográfica, um carneiro pode cobrir 50-60 ovelhas, no caso de borregas, reduzir a taxa para 25-30 borregas, e no caso de machos novos (1 ano de idade), a taxa também deve ser reduzida.

O período de gestação da ovelha é de aproximadamente 147 dias, sendo que nos primeiros 100 dias de prenhês, a exigência da mesma é menor.

100 dias de idade

Dorper, ovinos que podem ser abatidos aos 100 dias de idade
A raça é sul africana e foi desenvolvida nos anos 30, a partir de cruzamentos das ovelhas Blackhead Persian com os carneiros chifrudos Dorset Horn. Sua principal característica é o rápido crescimento e a qualidade do peso de suas carcaças.

17 dias

CICLO ESTRAL E ESTRO
A duração média do ciclo estral (CE) na cabra é de 21 dias, variando de 17 a 24 dias. Enquanto, nas ovelhas é de 17 dias, admitindo-se como fisiológica a variação de 14 a 19 dias.

Merino australiano

As principais raças em criação, com bom nível de adaptação, no Brasil, são as produtoras de lã fina Merino australiano e Ideal; animais de dupla aptidão, como Corriedale, Romney Marsh e Border Leicester; e as produtoras de carne Suffolk, Hampshire Down, Ile de France, Texel, Poll Dorset, Santa Inês, Morada Nova e ...

Da parição até o desmame, as ovelhas devem ser alimentadas com volumosos de boa qualidade e ração com 14-16% de proteína (400-800g/dia), dependendo do tamanho da ovelha, número de crias e estado corporal.

Sim, é verdade - até certo ponto. Uma "cabrovelha" não é o rebento do acasalamento de uma ovelha e de um bode; na verdade, é um animal que resulta da mistura física de embriões recém-formados das duas espécies e, portanto, tem quatro pais - um carneiro e uma ovelha, e um bode e uma cabra.

O macho da ovelha se chama carneiro e seu filhote, cordeiro.