Como saber se a otite está melhorando?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Normalmente, em dois ou três dias, a febre desaparece, mas a audição pode exigir mais tempo para voltar ao normal. Apesar do período indicado de observação, é importante ficar atento à evolução do quadro, pois se a infecção não for tratada pode haver perda total da audição.

Complicações da otite média
Uma perda auditiva ligeira e temporária é um sintoma comum das otites médias agudas, que melhora após a resolução do quadro clínico. Contudo, nas situações que evoluem para otite média crónica a perda auditiva torna-se permanente devido ao dano timpânico e/ou da cadeia ossicular.

No geral, ela costuma durar por alguns dias e, com o uso de medicamentos, se cura sem maiores problemas.

[LEIA MAIS: Como limpar os ouvidos corretamente]
– Não introduzir objetos que possam machucar a pele dos ouvidos; – Enxugar as orelhas com uma toalha macia e limpa, tomando o cuidado de não pressionar nem inserir profundamente. – Nunca pingar nos ouvidos soluções caseiras sem o conhecimento médico.

Neste caso, ela deve procurar imediatamente um médico otorrinolaringologista. Quando não tratada da maneira correta, a otite de repetição pode evoluir para casos crônicos ou até mesmo provocar perda auditiva permanente.

Tratamentos. Na otite bacteriana, o tratamento é o antibiótico, oral ou tópico, enquanto, na otite serosa, o tratamento passa por procurar ventilar melhor o ouvido médio, recorrendo a anti-inflamatórios e a uma boa higiene nasal. Quando estes tratamentos não resultam, há que recorrer então a uma cirurgia.

Não deixe de procurar atendimento médico caso desenvolva temperaturas muito altas. Caso observe secreção no seu ouvido, isso é um forte indicador de uma infecção grave do ouvido médio. Se uma quantidade excessiva de fluidos ficar retida no seu canal auditivo, isso poderá causar um rasgo em seu tímpano, perfurando-o.

Os médicos utilizam um otoscópio para avaliar o canal auricular e o tímpano. Esta avaliação mostra se há a presença de pus no ouvido médio atrás do tímpano.

A maioria das otites desaparecem sozinhas em alguns dias. É por isso que os especialistas recomendam que os médicos esperem dois ou três dias antes de prescrever antibióticos para certos casos de infecção aguda do ouvido.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo.

— É um desvio temporário do limiar auditivo, ou seja, uma perda de audição reversível. Em até 24 horas, espera-se que o ouvido já tenha voltado ao normal.

Sintomas de otite média

  1. Dor muito forte;
  2. Diminuição da audição;
  3. Febre;
  4. Perda de apetite;
  5. Secreção local;
  6. Nos casos mais graves, pode ocorrer ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue.

Devido à proximidade das meninges com o ouvido médio, uma infecção no ouvido, quando não é tratada adequadamente, pode evoluir para um quadro de meningite. Por isso, esteja atento à sua saúde e, diante de qualquer suspeita de problema auditivo, procure um otorrinolaringologista!

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o tratamento seja iniciado com Amoxicilina em dose habitual (50mg/kg/dia) em casos simples, ou seja, se não houver histórico de otites de repetição, conjuntivite concomitante ou uso prévio de antibióticos nos últimos 30 dias.

Não deixe que a secreção purulenta se acumule. Procure o médico. Pode ser necessário aspirar a secreção do ouvido para uma limpeza melhor. Além da limpeza, o tratamento poderá ser feito com antibióticos por via oral e sob a forma de gotas no ouvido, sempre sob orientação médica.

Prevenção e cuidados no combate às otites
Realizar a lavagem nasal com soro fisiológico diariamente, sempre que houver secreção, com o auxílio de uma seringa. Evitar contato com alergênicos, como animais com muito pelo, cobertas e roupas de lã e bichos de pelúcia.

As crianças com tubos de ventilação podem lavar seus cabelos e nadar, mas alguns médicos recomendam que elas não submerjam a cabeça em água profunda sem utilizar tampões auriculares. A saída de líquido pelo ouvido indica uma infecção e deve ser comunicada ao médico.

Interna ou labirintite
Além dos sintomas em comum com as outras otites, aqui os principais são a tontura e o desequilíbrio, além de zumbido no ouvido.