Como saber se a orquídea está com fungos?

Perguntado por: gcardoso . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Fungos. Frequentemente são causados por umidade excessiva ou substrato muito antigo. Como identificar: Assim como os ácaros, um indicativo de que sua planta tem fungos são manchas amareladas que posteriormente se tornam manchas negras e da mesma forma são arredondadas.

“É só misturar uma parte de vinagre com duas partes de água e borrifar nas plantas para se ver livre do problema. Além disso, trocar o vinagre por leite de magnésia resolve a situação”, ensina.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.

O que deve ser feito imediatamente é o isolamento da planta atacada, caso haja outras, para evitar que todas se contaminem. As regas e o uso de instrumentos não esterilizados podem transmitir o fungo de uma planta para outra. Após o isolamento, deve-se aplicar um fungicida obtido em algum orquidário de sua região.

A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.

Sinais de que a sua Phalaenopsis está em perigo ou morrendo.

  1. Temperatura: alterações bruscas ou excesso de vento.
  2. Rega inadequada: planta seca. Verifique as raízes. ...
  3. Se a haste estiver marrom, não nascerão mais brotos. Remova-a. ...
  4. Folhas macias enrugadas, são sinais de desidratação.

A mesma orquídea plantada de modos diferentes e em locais diferentes poderá ser regada de 1 a 7 vezes por semana. Em ambientes secos, como quintais com piso frio, que não seguram umidade, deve-se molhar mais que orquídeas que estão sobre jardins ou gramados.

Um grande indicativo são manchas de mofo branco nas plantas. Elas são irregulares e não desaparecem com limpeza (ao passar um pano pelo caule ou pelas folhas, por exemplo). Além disso, o organismo pode apresentar sinais de putrefação ou envelhecimento.

Como herbicida
Por este motivo, o uso do vinagre puro deve ser utilizado apenas nas ervas daninhas, borrifado cuidadosamente e, assim que estas plantas ressecarem, elas devem ser arrancadas com as mãos, desde a raíz.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Geralmente, eles são classificados em quatro grupos:

  1. Chytridiomycota (quitrídeos);
  2. Zygomycota (bolores de pão e mofo);
  3. Ascomycota (leveduras);
  4. Basidiomycota (cogumelos comestíveis, como o champignon, e decompositores como os orelhas-de-pau).

Prevenção de fungos e insetos
Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta.

Enquanto alguns fungos utilizam aberturas naturais e ferimentos para penetrarem no tecido da planta, outros empregam estruturas especializadas, denominadas apressórios e localizadas na ponta dos tubos germinativos, os quais criam uma alta pressão de turgor que permite a penetração de hifa na epiderme da planta.

Os fungos mais temidos do mundo
É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses.

Continuar lendo Como eternizar Orquidea?