Como saber se a multa rescisória foi paga?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Para saber sobre qual valor será calculada a multa de 40%, o trabalhador deve verificar no extrato do FGTS o campo "Valor para Fins Rescisórios".

A multa de 40% do FGTS aparece no extrato? É possível consultar no aplicativo “MEU FGTS”, disponível para android e iOS, o saldo total do FGTS sobre qual a multa de 40% será aplicada. No app, contam também o histórico de depósitos feitos mensalmente pela empresa.

Tipo de rescisão
No primeiro caso ela é de 40% sobre os depósitos e, no segundo, de 20% sobre eles. Desse modo, caso o final do seu contrato tenha se dado por pedido de demissão ou dispensa por justa causa, este é o motivo pelo qual a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS.

A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Para saber sobre qual valor será calculada a multa de 40%, o trabalhador deve verificar no extrato do FGTS o campo "Valor para Fins Rescisórios".

Se já houver um débito feito no seu FGTS, mas nenhum valor depositado ainda na sua conta, pode ser apenas uma questão de tempo. A própria Caixa informa que esse débito pode ser realizado antecipadamente para garantir que o dinheiro estará disponível no prazo correto na sua conta.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.

Basta acompanhar tudo pelo APP FGTS de forma simples, fácil e ágil! Acesse o APP FGTS e informe o canal que deseja receber o saldo de sua conta FGTS. Você pode: Cadastrar uma conta bancária CAIXA ou de qualquer Instituição Financeira de sua titularidade para recebimento do Saldo do FGTS; ou.

Caso note que falta algum depósito no extrato do seu FGTS: Entre em contato com a empresa e busque um acordo para regularizar a situação. A solução mais amigável é sempre o primeiro passo. Se a empresa recusar o acordo, denuncie-a junto ao Ministério do Trabalho.

Uma vez quitado o valor devido, a Caixa Econômica será notificada para que se proceda ao desbloqueio do saldo. Porém, caso o trabalhador não possa antecipar o pagamento das parcelas restantes, não há jeito. É preciso pagar mês a mês até a quitação total do empréstimo, ocasião em que haverá o desbloqueio.

Demissão por culpa do empregador
O colaborador tem o direito de sacar todo o saldo do FGTS acumulado durante o seu período na empresa, além da multa rescisória.

As empresas têm o prazo de 10 dias corridos, a partir do término de contrato de trabalho, para realizarem o pagamento da multa de 40% do FGTS, independentemente de como for acordado o aviso prévio com o trabalhador.

Saque do FGTS e multa de 40%

  1. Acesse o app do FGTS;
  2. Clique em “Solicitar saque”;
  3. Informe o valor que deseja transferir;
  4. Preencha os dados da conta que receberá o valor, pode ser em outro banco que não a Caixa, mas em nome do titular;
  5. O dinheiro será transferido.

O prazo para liberação da chave do FGTS é de até 10 dias, após o empregador ter informado à Caixa Econômica sobre a rescisão do contrato do trabalhador.

Entre em conectividade social, empregador, solicitar extrato analítico do trabalhador, base conta e número do nis. Assim você consegue todos os depósitos efetuados pela empresa.

E se a empresa não pagar a rescisão em dez dias? Com o descumprimento do prazo de pagamento da rescisão, a multa que a empresa deve pagar é destinada ao ex-funcionário, como uma compensação pelo atraso. Essa multa é estipulada no valor do salário do empregado e deve ser paga com o restante das verbas rescisórias.

A empresa tem um prazo de até 10 dias corridos para entregar o requerimento seguro-desemprego ao trabalhador.

Ao solicitar o saque pelo aplicativo, o trabalhador poderá indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. O dinheiro deve cair na conta em até cinco dias úteis, segundo o banco.

Quando o trabalhador deve recebê-la? Como dito anteriormente, a multa de 40% do FGTS deve ser recebida pelo trabalhador quando o mesmo é demitido sem justa causa. No entanto, também é permitido o saque em comum acordo.

Se o valor do FGTS não foi depositado, ou se esta abaixo do esperado, houve um erro por parte dos antigos empregadores, que não depositaram corretamente. Isso ocorreu porque há falta de informação e também falta de interesse por parte das empresas, que deixaram de recolher os valores nas contas de seus funcionários.

Para quem já utilizava o app a recomendação é que faça o logoff (desconectar) do sistema e atualize o aplicativo. Depois, basta fazer o login com CPF e senha da Caixa para acessar o app já com as novas funcionalidades. Aplicativo do FGTS ficou fora do ar para consulta na sexta-feira, 8.

- Ouvidoria: 0800 940 77 72. De segunda a sexta, das 9h às 18h.