Como saber se a multa foi suspensa ou cancelada?

Perguntado por: aoliveira9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Tenha um computador conectado à internet; Acesse o site do Detran do seu estado; Acesse a área do site reservada para consulta de multas; Digite as informações solicitadas, como placa e Renavam.

As multas de trânsito são, geralmente, anuladas quando possuem erros formais no Auto de Infração ou na Notificação de Autuação que foi enviada ao motorista. Além disso, erros de cunho processual também incitam a anulação da multa, portanto, mesmo que você tenha cometido a infração, a multa pode ser recorrida e anulada.

Caso o vendedor esteja recorrendo de uma multa, o novo proprietário tem o direito de transferir o carro e fazer o licenciamento sem nenhum problema. Isso ocorre porque, durante o recurso, a multa fica em suspensão.

Quando uma multa de trânsito entra em efeito suspensivo, consequentemente as punições dela, por exemplo, suspensão da CNH, débitos a serem pagos ou pontos no prontuário, serão congelados, não podendo restringir o direito de dirigir do motorista, bem como o proprietário poderá vender o veículo ou renovar a Documentação ...

Muitas vezes as pessoas nos procuram perguntando por que a multa não apareceu no site do Detran. O que muita gente não sabe é que o Detran só administra as multas que são emitidas e vinculadas a ele. Dessa forma, as multas que são emitidas por outros órgãos não aparecem no site do Detran.

Trata-se da primeira fase do Processo Administrativo por Infração de Trânsito aberto pelo órgão autuador e tem algumas características específicas. Este é o momento para realizar a Indicação de Condutor Infrator, caso o veículo estivesse em posse de outro condutor no momento da infração.

Existe, legalmente, a possibilidade de cancelar a penalidade recebida através do recurso administrativo de multa. Para muitos, essa possibilidade incomoda, pois há, em meio à população, o mito de que o recurso de multa incentiva os condutores a serem imprudentes no trânsito.

Dirigir-se ao órgão autuador que aplicou a multa, preencher o formulário para interposição de recurso e anexar toda a documentação exigida. Após receber o recurso, o órgão autuador tem prazo de até dez dias úteis para remetê-lo à JARI.

Existem três formas: a primeira é recorrendo a uma defesa prévia num período de 15 a 30 dias antes da definição da multa. Caso não obtenha sucesso, deve-se entrar com um recurso em 1ª instância ao JARI. Em segunda instância, pode-se recorrer ao CETRAN (apenas se já tiver sido feita uma defesa preliminar ao JARI).

Posso licenciar meu carro sem pagar as multas de trânsito? Posso licenciar meu carro sem pagar as multas de trânsito? Não. De acordo com o artigo 131 §2º do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), todos os débitos incidentes sobre o veículo devem ser quitados antes da emissão do licenciamento anual.

Quem cometeu infrações de trânsito durante o processo de capacitação prática pode tirar a CNH? Sim, as infrações praticadas no processo de formação não poderão significar impedimento para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação definitiva.

Então, se você comprar carro com multa sem saber, ela permanecerá vinculada ao veículo mesmo depois da transferência de propriedade — e você deverá assumi-las para ficar livre das cobranças. Outra situação que pode ocorrer é a venda de carro sem transferência de posse.

Significa que foi recebido um recurso e a decisão dada anteriormente não terá efeito até que ocorra o novo julgamento.

O efeito suspensivo é aquele que suspende a eficácia da sentença proferida. Ou seja, após proferida a sentença e interposto recurso, sendo-lhe concedido tal efeito, a decisão recorrida não poderá surtir efeitos até que haja novo julgamento.

O efeito suspensivo, resumidamente, é o que suspende a eficácia da sentença expressa. Isto significa que após proferida a sentença e intermédio recurso, será concedido a ele tal efeito. A decisão que foi recorrida não poderá surtir efeitos até que ocorra um novo julgamento.