Como saber se a multa foi por radar ou agente?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Para encontrar o número, é necessário que o condutor autuado verifique o auto de infração ou notificação recebida, visto que a identificação do órgão ou entidade e da autoridade ou agente autuador são itens obrigatórios. A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco!

Como o CTB e o Contran não determinaram nenhum prazo para ser realmente postada essa multa no sistema, vai depender da agilidade do órgão. Uma dica para esse caso é: tente fazer uma pesquisa semanalmente, ou até mais de uma vez na semana, para conferir se seu veículo tem alguma multa — ficando muito mais atento!

Simples: a pontuação irá para o condutor, pois esta infração é de sua responsabilidade. Todavia, o pagamento da multa (que também é uma penalidade) SEMPRE será de responsabilidade do proprietário do veículo, conforme preceitua o art. 1º da Resolução n 108 do CONTRAN, cito: Art.

Afinal, passar no semáforo amarelo dá multa? Ultrapassar farol amarelo não gera multa. Isso acontece porque em nenhum dos 341 artigos do CTB consta que passar no sinal amarelo é infração. Contudo, como vimos, ultrapassar sinal vermelho é uma infração gravíssima e gera multa, além da soma de pontos na CNH.

Algumas cidades instalam câmeras nos semáforos que fazem a leitura das placas dos veículos. Caso o veículo tenha alguma queixa de crime ou esteja com a documentação irregular, um alerta é emitido na central de monitoramento.

Para saber qual é o órgão autuador, o motorista deve verificar a notificação de autuação ou a cópia da do auto de infração (em caso de abordagem).

Para encontrar o número, é necessário que o condutor autuado verifique o auto de infração ou notificação recebida, visto que a identificação do órgão ou entidade e da autoridade ou agente autuador são itens obrigatórios. A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco!

Procurar a Superintendência da Policia Rodoviária do estado em que ocorreu a infração. Este é um serviço do(a) Polícia Rodoviária Federal . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Todo motorista, após receber a notificação da autuação, conta com o prazo mínimo de 30 dias para dar entrada na defesa prévia, assim como o recurso em segunda instância, na Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).

Para consultar, basta acessar o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) pelo link https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento escolher o tipo de instrumento e completar com as informações sobre o instrumento, como a localidade ou o número de série, por exemplo.

Quanto tempo leva para uma multa ficar acessível no sistema? Perante a lei, independentemente da infração ser estadual, municipal ou federal, o prazo máximo para registro por parte dos órgãos de trânsito no sistema do Detran é de 30 dias corridos.

A regra é simples: até 100 km/h, a tolerância é de 7km/h. Se a velocidade do veículo estiver acima de 100 km/h, o “desconto” do radar móvel é de 7%.

Quando a infração é registrada por um radar, a imagem deve sim ser anexada à notificação e enviada para o condutor. Desde a Resolução nº 396/2011, do Contran, e agora com as Resoluções nº 798/2020 e nº 804/2020, o registro de imagem é obrigatório pelos aparelhos eletrônicos de fiscalização de velocidade.

O Projeto de Lei 7336/06 determina que transitar acima da velocidade máxima permitida no período de meia-noite às 5 horas deixa de ser infração.

Pelo site do Detran
A primeira forma de saber se você levou multa ou não é por meio do site do Detran do seu estado. O endereço na internet é sempre padrão, e a única alteração é a sigla do estado em que o carro estiver registrado. Se o carro for de São Paulo, por exemplo, o endereço será: detran.sp.gov.br.

Consultar online suas infrações de trânsito

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. ...
  2. Realizar consulta.

Conforme o Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica, a cor amarela do semáforo indica o término do direito de passagem. Nesses casos, o condutor deve parar o veículo, salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança.

E, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não há um tempo de tolerância para que o motorista possa passar pelo sinal, caso ele tenha acabado de mudar de cor.