Como saber se a moto está boa?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O que observar antes de comprar uma moto usada?

  1. Confira toda a documentação. ...
  2. Analise o estado geral da moto. ...
  3. Faça um test drive. ...
  4. Verifique a parte elétrica. ...
  5. Analise o óleo. ...
  6. Avalie os sinais de alteração nas peças. ...
  7. Verifique sinais de batidas. ...
  8. Analise o preço.

Um dos principais desafios na hora de escolher uma moto usada, é encontrar a quilometragem ideal. Para o mercado, uma moto é considerada muito rodada a partir dos 50 mil quilômetros. E a média aceitável é de 4 a 8 mil quilômetros por ano.

36 mil km é a média aceitável
- A média nacional de rodagem é de 1 mil km por mês. E o ideal é comprar motos com até três anos de uso. Por isso, até 36 mil ainda vale a pena.

No geral, 100 mil km percorridos é um excelente índice. Chegando a essa contagem, é importante considerar a retifica do motor.

Para puxar o documento de moto pela internet, você pode acessar portal do Detran de seu estado, site do Senatran ou procurar por um despachante online, como o DOK. No portal das entidades, será exigido o Renavam do veículo, além de outros possíveis dados, incluindo chassi e número da CNH.

O Que é Motor Fundido
Motor fundido é aquele que já não funciona mais por estar em estado de travamento. Muitas vezes, pode ser, inclusive, necessário comprar um motor novo.

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.

Não aumenta a potência, mas eleva sobremaneira as chances de seu motor perder durabilidade, ter pistão e cilindro riscados e até travar.

No painel da moto há o hodômetro, que é aquele número que diz quantos quilômetros sua moto já rodou desde que foi fabricada. Anote este número no posto de gasolina, enquanto o frentista enche o tanque da moto.

Confira 8 pontos que merecem atenção na hora de comprar uma moto usada

  1. Documentação. ...
  2. O estado geral do veículo. ...
  3. Faça um test-drive. ...
  4. Analise a parte elétrica. ...
  5. Cheque o óleo. ...
  6. Avalie os sinais de alteração nas peças. ...
  7. Observe sinais de batidas.

Verifique o estado de conservação do veículo, a conservação dos bancos, revestimentos e desgaste do volante, estes são indicativos para identificar se o veículo possui ou não a quilometragem apresentada” - Reinaldo Hagge, diretor comercial da Dekra Brasil.

40.000 km

7 – Quanto dura a relação? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto suavemente, o sistema tem tudo para durar até 40.000 km, ou pouco mais.

Confira as dicas a seguir.

  1. Verificar o carimbo das revisões. As revisões realizadas em concessionárias resultam em carimbos no manual do proprietário. ...
  2. Analisar os pneus. ...
  3. Identificar o pedal da embreagem. ...
  4. Observar a parte externa. ...
  5. Procurar ajuda de profissionais de confiança.

Óleo do motor: antes de reativar a moto, substitua o óleo se o período de imobilidade tiver superado seis meses, o prazo de validade limite do óleo. Bateria: desconecte os cabos e providencie recarga a cada mês de inatividade.

Pequenos períodos de inatividade, 2 ou 3 dias, não são suficientes para causar nenhum problema, mas uma pausa de 5 a sete 7 já favorece alterações. A moto pode sofrer com a ação do tempo e da umidade, além de ter os pneus e outros componentes danificados.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

Consulte pelo site do Denatran pela placa
Uma boa opção para consultar um veículo pela placa é acessando o portal de serviços do Denatran, atualmente, chamado SENATRAM. Vale fazer o cadastro no portal e criar a conta, caso ainda não tenha.

A consulta pelo Chassi pode variar de acordo com o estado do veículo, porém costuma ser desta forma a verificação:

  1. Acesse o site do DETRAN do seu respectivo estado;
  2. Clique em “Veículos”;
  3. Clique em “Consulta do RENAVAM pelo Chassi”;
  4. Informe o número do Chassi do automóvel;
  5. Clique em “Consultar”.

Barulhos e ruídos. Desgastes em peças e componentes que estão alocados debaixo do capô do seu carro são os responsáveis por emitir barulhos e ruídos que assinalam problemas. Se você identificar uma alteração de som no cano de escape, também pode ser um sinal que poderá fundir motor.

Algumas peças do motor podem começar a fazer barulho se estiverem no processo de fundir. Com o tempo, o som dos barulhos irá aumentar gradualmente e você notará barulho também saindo pelo cano de escape.