Como saber se a mordida é torta?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Uma mordida correta está por trás de um sorriso harmônico e de bem estar facial. Ou, pelo contrário, uma mordida errada pode causar dores e incômodos e causar uma sensação diferente em quem olha. Além disso, mesmo não causando desconforto, acaba por desencadear alterações na fala, respiração e na mastigação.

Há seis opções de tratamento possíveis:

  1. Aparelho ortodôntico. O aparelho ortodôntico alinha os dentes superiores e inferiores para corrigir o posicionamento da mordida. ...
  2. Expansor palatino. ...
  3. Aparelho de tração extrabucal. ...
  4. Extração de dentes. ...
  5. Restaurações dentárias. ...
  6. Cirurgia.

“Geralmente, a mordida cruzada tem razões genéticas, mas também pode ser ocasionada por fatores externos, como o hábito de chupar o dedo ou chupeta, uso prolongado de mamadeiras, perda precoce de dentes, entre outros.

A mordida ideal é aquela em que os dentes anteriores (da frente) da arcada superior recubram parcialmente os dentes anteriores da arcada inferior. Essa cobertura não pode ultrapassar mais de um terço do elemento dentário.

A forma correta é ficar apoiada com suavidade no palato da boca, o famoso 'céu da boca'. A ponta da língua fica em contato com a chamada papila palatina e o restante se apoia na parte mais alta do céu da boca, isso quer dizer que ela fica curvada.

A mordida cruzada deve ser tratada com aparelhos ortodônticos na maior parte das vezes e em alguns casos também é necessário realizar uma cirurgia facial, após o uso do aparelho com o objetivo de posicionar a mandíbula no lugar certo.

Mordida aberta: tempo de tratamento pode variar
Com o devido uso do aparelho ortodôntico, é possível que a mordida feche no período de 6 a 12 meses. No entanto, de acordo com a dentista, esse tempo pode variar, pois cada caso tem suas particularidades e demanda certos cuidados.

Geralmente, o tratamento ortodôntico pode levar entre 6 e 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a duração do processo depende de uma série de fatores, variando de pessoa para pessoa.

Uma mordida errada, também chamada de má oclusão, pode estar relacionada a diferentes tipos de alterações. Esse problema é definido por um desconforto na dentição que pode gerar uma série de problemas na fala, respiração e mastigação e por isso, é necessário iniciar um acompanhamento odontológico mais profundo.

O posicionamento certo se baseia em uma linha imaginária vertical que separaria os dois incisivos centrais. Segundo o dentista, esse traço invisível deve coincidir com a linha média facial, com o filtro labial, ou com o centro da boca.

Classe II. Chamada ainda de retrognatismo, essa categoria inclui mordidas que provocam o desalinhamento e a má oclusão dos dentes. Nesse caso, o arco superior (maxila) está mais à frente do inferior (mandíbula).

Quando o assunto é tratamento ortodôntico, o alinhador transparente é a principal inovação para quem deseja ter dentes alinhados e um sorriso perfeito. Produzido a partir de acetato transparente, o alinhador é uma placa que cobre os dentes e, além de ser muito discreto, oferece mais conforto aos pacientes.

A maneira correta da posição da língua na boca é ela ficar apoiada suavemente no palato, mais conhecido como 'céu da boca'. Sua ponta deve ficar em contato com a papila palatina e o resto da língua deve ficar apoiada na parte mais alta do céu da boca.

De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca. “Normalmente, quando estamos com os lábios fechados, respirando pelo nariz, a língua fica na posição correta de descanso”, explica ele.

Dormir com a boca aberta pode trazer muitos malefícios e pode indicar problemas com a sua saúde. Algumas alterações fazem com que a respiração pela boca aconteça, como desvio de septo, processos infecciosos ou inflamatórios, entre outras.

A correção da mordida profunda (ou sobremordida) pode ser efetuada através de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário. O aparelho ortodôntico para corrigir a mordida profunda, pode ser fixo aos dentes (aparelho fixo), ou não fixo (aparelho móvel ou removível).

O aparelho fixo metálico corrige todos os tipos de caso de mordida, menos os casos de cirurgia. Apesar de não ser um dos queridinhos dos dentistas mais modernos, o aparelho fixo metálico ainda é muito recomendado pelos profissionais mais tradicionais.

Mordida aberta - causas
As causas da mordida aberta prendem-se essencialmente com hábitos parafuncionais, tais como a sucção dos dedos; o uso prolongado da chupeta; a interposição da língua; roer as unhas; morder os lábios; morder lápis, canetas ou outros objetos; respiração bucal, entre outros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se o tempo de tratamento já ultrapassou muito do que o ortodontista lhe disse no início do tratamento, é sinal de que algo não está indo bem. Então converse com ele e peça maiores explicações!!! Nossa ética profissional não nos permite enrolar o cliente.