Como saber se a molécula e angular ou linear?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Por exemplo, em uma molécula que possui apenas duas nuvens eletrônicas ao redor do átomo central, a maior distância possível entre elas é um ângulo de 180º e, consequentemente, a geometria da molécula será linear.

Alguns exemplos de moléculas que se enquadram nesse tipo de geometria são o gás hidrogênio (H2), gás oxigênio (O2) e o ácido clorídrico (HCl).

Molécula com três átomos: Pode ser geometria linear ou angular. 1.1. Linear: Quando o átomo central não possui par de elétrons emparelhados disponível.

Assim, como na molécula de dióxido de enxofre há a presença de três átomos e quatro nuvens eletrônicas (duas ligações simples e dois pares de elétrons não ligantes) no átomo central, a geometria é angular.

A água é uma substância cujas moléculas possuem geometria angular porque ela apresenta as seguintes características: Molécula triatômica (três átomos);

1- Geometria linear
Essa geometria molecular ocorre quando há uma molécula diatômica (dois átomos) ou triatômica (três átomos) na qual o átomo central está ligado diretamente a outros dois átomos. No caso da molécula triatômica, não há nuvem eletrônica não ligante.

Como existem apenas três átomos ligantes (hidrogênio) ao redor do átomo central, temos que a geometria molecular é piramidal.

Uma molécula pode ser classificada quanto ao número de átomos presentes, quanto à geometria e quanto à polaridade. Uma molécula pode ser representada graficamente por uma fórmula molecular, a qual contém o número de átomos presentes na molécula.

A molécula de dióxido de carbono (CO2) apresenta geometria linear, pois o carbono, que é o átomo central, não apresenta par de elétrons emparelhados disponíveis. O ângulo entre as ligações é de 180º.

De acordo com a quantidade de átomos de um mesmo elemento químico, a molécula ainda pode ser classificada em: Monoatômicas (um átomo): hélio (He) e neon (Ne); Diatômicas (dois átomos): gás hidrogênio (H2) e gás flúor (F2); Triatômicas (três átomos): gás ozônio (O3).

Porque no elemento central do CO2, no caso o carbono, não sobra elétrons. O carbono tem 4 elétrons na última cada de valência e precisa de mais 4 pra se estabilizar (regra do octeto) Os 2 oxigênios, ambos precisam apenas de 2 elétrons porque possui 6 na última camada de valência.

1º Exemplo: amônia (NH3)
A amônia apresenta geometria piramidal porque possui os seguintes critérios: Sua molécula é tetratômica; O nitrogênio é o átomo central por realizar o maior número de ligações (três, pois pertence à família VA);

De acordo com esta teoria é correto afirmar que: ( ) A molécula H2S apresenta geometria linear.

A geometria molecular do H2O (água) também é angular. Nela, o átomo central é o Oxigênio, que tem dois pares isolados. As 4 nuvens eletrônicas são: duas ligações químicas e dois pares isolados. Por isso, elas se afastam o máximo possível, e a estrutura fica angular.

Primeiramente, sabemos que a molécula de H2S possui geometria: Assim, se o enxofre hibridizasse igual ao oxigênio na molécula da água (que possui geometria angular e hibridização sp3) ele também teria o ângulo entre as ligações H-S-H próximo de 105°.

Apresenta geometria angular, onde o átomo mais eletronegativo possui estado de oxidação mínimo e o átomo menos eletronegativo possui estado de oxidação máximo. Embora apresente polo positivo e negativo, essa característica não interfere na atuação biológica da molécula.

A geometria angular é uma forma de organização dos átomos no plano espacial que ocorre em moléculas triatômicas com repulsão eletrônica de nuvens no átomo central.

São exemplos de geometria molecular: geometria trigonal, linear, octaédrica, plana, angular, tetraédrica ou bipiramidal.

- Geometria Linear: com ângulos de 180°, esse tipo acontece em moléculas que possuem dois átomos (moléculas biatômicas). Exemplos: XeF2 (Difluoreto de xenônio), BeF2 (Fluoreto de berílio), HCl (Ácido clorídrico), CO2 (Gás carbônico), BeH2 (Hidreto de berílio), C2H2 (Acetileno).

Com duas ligações dupla: O carbono tem geometria LINEAR. O carbono tem ângulo entre suas valências de 180°. Com uma ligação tripla e uma ligação simples: O carbono tem geometria LINEAR.

Fórmula estrutural do metano. Vemos que a geometria molecular do metano é tetraédrica, com o átomo de carbono ocupando o centro do tetraedro. O ângulo entre as ligações C – H é de 109°28'.