Como saber se a minha urina está normal?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Urina amarela clara é a cor ideal. Fique atento às cores e seus sinais: - Urina bem clara: pode indicar excesso de água. A ingestão exagerada de líquidos pode sobrecarregar os rins e provocar a perda de sais.

Quando a cor da urina é sinal de problemas
No entanto, se a coloração da urina não suavizar mesmo com a ingestão de líquidos, ou se a situação perdurar por dias, é importante procurar um médico para avaliar se o problema é fruto de uma desidratação mais intensa ou mesmo de doenças nos rins ou no fígado.

No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal.

Acastanhada: Indica desidratação severa ou problemas no fígado; Azulada ou esverdeada: O pigmento pode ser oriundo de algum alimento ou medicação ingeridos ou ainda ser sinal de uma infecção bacteriana.

Isto posto, os principais sintomas da inflamação na bexiga, são:

  • Vontade frequente para urinar, porém com pouco volume de urina;
  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Urina escura, turva e com cheiro muito intenso;
  • Dor no fundo da barriga ou sensação de peso;
  • Mal-estar geral ou fraqueza no corpo.

Quais doenças podem ser detectadas no exame de urina? São detectadas doenças do próprio aparelho urinário, como infecções e insuficiência renal. Também é possível identificar doenças sistêmicas: Diabetes, Hipertensão Arterial, lúpus eritematoso sistêmico e entre outras.

Já na infecção nos rins (pilonefrite),a qual costuma ser decorrente do agravamento da cistite, é frequente:

  1. a ocorrência de febre alta e calafrios;
  2. náuseas e vômitos;
  3. dor nas costas, à altura da lombar, de um ou de ambos os lados.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Muita vontade de urinar
Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz com que o paciente ingira mais líquidos. Isso cria um círculo vicioso. Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.

Proteínas extras reduzem a tensão superficial da urina, causando espuma. Isso é semelhante ao efeito que o sabão tem na água. A proteinúria pode ser um sinal precoce de doença renal.

Urina na cor marrom
A urina com a cor marrom, ou muito escura ainda, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo.

A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.

Os indivíduos com insuficiência renal crônica e aguda podem sentir dor, que é causada pela lesão real ou potencial dos tecidos. A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura).

2. Amarelo-Claro. Essa é a cor ideal da urina, entre amarelo-claro e amarelo dourado. Se você não estiver sentindo nenhum sintoma como ardência, dor ou dificuldade para urinar, significa que seu organismo está bem hidratado.

Além da presença de bactérias na urina, algumas uretrites (infecções da uretra), como a gonorreia, também podem ser a causa do mau cheiro. Um odor forte associado a um corrimento da uretra é muito indicativo de que a origem do cheiro seja uma uretrite.

Qual é a causa da urina estar com cheiro forte ou a urina "fedida"? A causa mais comum para a urina com cheiro forte, e o mau esvaziamento da bexiga. Quando algum fator impede a drenagem, ou liberação de toda a urina. Isso corre quando o colo vesical, ou saída da bexiga apresenta uma obstrução física ou funcional.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.