Como saber se a mexerica está boa?

Perguntado por: zcustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Dê uma agitada para ver se a polpa está solta. Se estiver, a fruta está no ponto. O mais comum na feira é o azedo, que é redondo e tem a casca grossa e amarela. A casca enrugada é sinal de que ele está bem maduro, perfeito para uma farofa com castanha-de-caju.

A fase III de amadurecimento do fruto inicia-se no 251º dia após o pleno florescimento e prolonga-se até a colheita dos frutos.

Como saber se a tangerina está doce
Aproxime a fruta ao nariz e procure um aroma mais doce, frutado e intenso. Uma fruta mais madura e adocicada possui um cheiro muito característico, enquanto as frutas mais verdes ainda não apresentam tal aroma.

Tangerina Ponkan
É a mais famosa do Brasil e possui um sabor mais doce quando comparada às outras tangerinas. A maior parte das plantações se localiza nas regiões Sul e Sudeste devido ao clima mais brandos.

Muita gente no Paraná chama a mexerica de mimosa, e mais para o sul do país é mais chamada de bergamota. Já a ponkan, tem uma casca mais grossa que a mexerica, e que na verdade é a tangerina.

Dê uma agitada para ver se a polpa está solta. Se estiver, a fruta está no ponto. O mais comum na feira é o azedo, que é redondo e tem a casca grossa e amarela. A casca enrugada é sinal de que ele está bem maduro, perfeito para uma farofa com castanha-de-caju.

Seu ponto de colheita ideal é definido quando o fruto apresentar teores de sólidos solúveis de 9º Brix, ratio (relação sólidos solúveis e acidez titulável) igual a 9,5 e mínimo de 35% de suco”, explicou Sebastião. Segundo ele, no amadurecimento das tangerinas, ocorrem modificações externas e internas.

Em linhas gerais, a mexerica é uma espécie específica da tangerina. Ou seja, é um tipo de tangerina, fruto da planta "Citrus deliciosa", e que tem a característica de ser um pouco menor que uma tangerina normal. Ela se destaca por ter a capacidade de se adaptar bem a climas tropicais, podendo ser colhida o ano todo.

Quanto à variedade tangerina-cravo, ela é colhida, entre março e abril. Fora a variedade mexerica-do-rio, que é colhida entre abril e maio. A primeira produção ocorre normalmente dois anos após o plantio. Após esse período, a mexeriqueira produz mais até chegar a 10 anos.

mês de julho

A tangerina é uma fruta da época do mês de julho que tem diversas propriedades para a saúde, já comprovadas em estudos.

A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como mexerica e bergamota, possui várias espécies, dentre elas está a Poncã (ou ponkan), Olé, Carioca e Verona. A safra no Brasil vai de abril a setembro. São frutas cítricas de pele fina e sabor memorável, que variam de muito doce a azedo.

Pressione levemente a casca da fruta com o dedo e observe: se afundar, sinal de que passou do ponto. A consistência ideal é o meio-termo: nem dura ou mole demais. Aperte as extremidades da fruta com os dedos. Se elas estiverem moles, é sinal de que a fruta está madura, docinha e saborosa.

Elas são mais encontradas na cor laranja amarelada, enquanto que as mexericas são mais encontradas na cor laranja avermelhada.

- A denominada tangerina murcote é um híbrido de laranja e tangerina, por isso a casca é dura, mas os gomos se desprendem; - A tangerina ponkan responde por 80,5% dos volumes colhidos no Paraná, enquanto a tangerina murcote e mexerica representam 10,6% e 8,9%, respectivamente.

Mexerica tem uma ótima quantidade de vitaminas
Para começo de conversa, ela favorece a produção de colágeno. Isso significa que pele, cabelo, unhas e articulações ganham proteção extra, com um estímulo à reconstrução dos tecidos. Além disso, ajuda a eliminar os radicais livres que poderiam danificar células saudáveis.

Nomenclatura das tangerinas
No Rio Grande do Sul, o termo mais utilizado é “bergamota” ou “vergamota”. No Paraná, principalmente em Curitiba e no litoral, utiliza-se “mimosa”. No Sudeste, no norte do Paraná e no Centro-Oeste, a palavra mais utilizada para designar as tangerinas é “mexerica”.

Isso porque sua casca possui muitas propriedades benéficas para a nossa saúde. A casca da fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo. Além disso, ela contém um elevado teor de antioxidantes, que ajudam o organismo a combater doenças, dentre elas, o câncer.

No Ceará é tangerina e no máximo mexerica...

Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica e vários tipos, como mexerica, mexerica cravo.

São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote.