Como saber se a memória RAM é compatível?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Para saber se a sua placa-mãe é compatível com a memória de computador ou notebook que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportadas.

Verifique a documentação da placa mãe.
Será possível também saber o número máximo de pentes de memória suportados. As memórias RAM devem ser instaladas em pares. Se a sua placa mãe suporta 16 GB de RAM e suporta 4 pentes, você pode instalar 4 pentes de 4GB ou dois de 8GB para atingir o máximo.

Não é possível trabalhar com uma frequência maior do que a suportada pela placa mãe e pelo outro pente de memória. Em ambos os casos de memória RAM com frequência diferente, a máquina vai nivelar pela menor frequência, o que leva a uma redução do desempenho.

Existe um site onde é possível estimar a capacidade máxima da sua máquina. Para consultar, acesse o site Mr Memory e procure pelo modelo do seu notebook. Caso você não encontre facilmente ou não saiba, geralmente os notebooks possuem uma etiqueta próxima a bateria onde há informações sobre o modelo.

Na hora de fazer um upgrade no PC, as principais peças para trocar são a placa de vídeo, o processador, a memória RAM, a placa-mãe e o armazenamento. Além disso, você pode trocar o teclado, mouse e o monitor, conforme sua necessidade.

DDR3 e DDR4 são gerações diferentes de memória RAM e que, embora sigam basicamente as mesmas premissas de design, são incompatíveis entre si, com um slot não funcionando em outro. Além da incompatibilidade, as duas gerações diferem em aspectos técnicos importantes.

Posso usar Memórias RAM DDR3 e DDR4 juntas no mesmo computador? Não, as Memórias RAM DDR3 e DDR4 não são compatíveis entre si e não podem ser utilizadas juntas no mesmo computador. Além disso, as placas-mãe geralmente suportam apenas um dos dois tipos.

O DDR4 RAM não é compatível com placas-mãe DDR3 e vice versa.

Modelos de 64 bits também oferecem melhor desempenho gráfico, o que indica que ele será mais rápido para iniciar programas e apps, editar fotos, jogar jogos ou realizar outras tarefas rotineiras.

Para calcular a latência de um módulo, multiplique a duração do ciclo de clock pelo número total de ciclos de clock.

Como aumentar a memória do PC

  1. Adquira um SSD.
  2. Aloque um HD extra.
  3. Limpar o cache.
  4. Excluir arquivos duplicados.
  5. Formatar o computador.

Por mais que um pente de 8GB tenha a mesma capacidade de 2 pentes de 4GB, a velocidade da troca de informações entre o processador e a memória é menor no primeiro caso. Dual Channel: A tecnologia Dual Channel foi desenvolvida para acompanhar a velocidade dos processadores.

Problemas com memória RAM podem ter as mais diversas causas. De instalação incorreta, passando por incompatibilidade com o computador até erros de configuração, as falhas resultam em lentidão, travamentos ou mesmo o não funcionamento do PC. Ou seja: muita dor de cabeça.

Instalar memórias RAM de diferentes marcas oferece riscos irrelevantes ao PC, desde que tenham a mesma configuração. Usar módulos com especificações discrepantes não significa que sua máquina estragará assim que eles forem adicionados.

Ela pode ser medida em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz). A memória DDR4 se destaca das demais, pois trabalha com frequência entre 2133 MHz e 4266 MHz, enquanto DDR3 trabalha entre 800 MHz e 2133 MHz.

A primeira é conferir essa informação no manual do notebook, que costuma vir com todos os dados escritos no manual de instruções. Vale lembrar que a responsável por definir a quantidade de memória expansível é a placa mãe, que tem a missão de suportar ou não determinada quantidade de memória.

Quer saber a quantidade de memória RAM do seu PC ou notebook? Então abra o Terminal e utilize o comando dmidecode, que traz toda informação necessária sobre o hardware!

No entanto, adicionar RAM é uma solução melhor porque o processador pode ler dados de RAM mais rápido do que a partir de uma unidade de disco rígido.

E aí temos uma conclusão relevante: placa de vídeo é importante para altas taxas de quadro, mas elas só vão acontecer se o seu processador tiver desempenho para alcançá-las. Então se seu foco é em muitos FPS, esteja pronto para caprichar no processador, além da placa de vídeo.

Se você não sabe qual é o seu processador ou sua placa-mãe, há um software que pode te ajudar, o CPU-Z. Esse programa te informa qual é a sua placa-mãe, caso você queira adquirir um novo processador, para conferir as especificações online sobre a compatibilidade.